sexta-feira, 26 de abril de 2013

Pacientes viajam 600 km e apelam para web em busca de vaga em UTI


Homem conseguiu leito após irmã postar pedido de ajuda no Facebook.
Hospitais de Porangatu e de 21 cidades do norte de Goiás não têm UTI.

Do G1 GO com informações da TV Anhanguera

Moradores de Porangatu, na região norte de Goiás, reclamam do descaso com a saúde no município. Na cidade tem um hospital municipal e três particulares, mas não há Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em nenhum deles. Quem precisa do serviço precisa viajar para Anápolis, Goiânia ou Santa Helena de Goiás, cidade que fica a 617 km de distância, no sudoeste do estado. E como nem sempre conseguem vaga ou transporte para essas cidades, há paciente apelando até para as redes sociais em busca de ajuda.
Internado há seis dias com crise de diabetes, infecção e pneumonia, Deusivan Ferreira só conseguiu uma vaga na UTI de um hospital em Anápolis, na quinta-feira (25), depois que a irmã dele, Deusely Ferreira, postou fotos do paciente e iniciou uma campanha no Facebook. “Recorri à Secretaria de Saúde, ao Ministério Público e à internet. Só estou pedindo uma vaga”, ressalta. Ela conta que, no final do ano passado, Deusivan passou pelo mesmo drama quando esperou mais de 15 dias por um leito de UTI. Ele ficou internado no Hospital Municipal de Porangatu, mas acabou tendo alta por falta de vaga.
Além de não leitos de UTI no norte de Gioás, há apenas duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para fazer o transporte de todos os pacientes das 21 cidades da região. Outro agravante é a demora em conseguir uma vaga, que pode chegar a mais de uma semana.
De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 10 pessoas precisam ser internadas em UTI´s todos os meses na região.
O secretário de Saúde de Porangatu, Paulo Sotelo, afirmou que os pacientes precisam esperar surgir vagas. “A disponibilidade dos leitos de UTI é de acordo com a vagância. Não temos como adiantar esse processo”, argumenta. Ele alegou ainda que há um projeto para implantar dez leitos de UTI no Hospital Municipal de Porangatu, mas não há data para que fiquem prontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário