sábado, 27 de abril de 2013

Nutricionista apresenta dicas para manter a saúde da pressão arterial


Karin Honorato mostra como evitar a hipertensão.
Segundo ela, mais de 20% da população adulta brasileira é hipertensa.

Do G1 MG

Esta sexta-feira, 26 de abril, foi o Dia Mundial de Controle da Hipertensão. Por isso, na coluna deste sábado (27), a nutricionista Karin Honorato apresenta dicas para manter a saúde da pressão e, dessa forma, evitar a hipertensão. “A hipertensão é quando a pressão arterial fica alta e descontrolada”, explica Karin. Segundo ela, mais de 20% da população adulta brasileira é hipertensa.

“Primeiro, é importante evitar os alimentos industrializados”, alerta Karin. De acordo com ela, esses alimentos possuem muito sódio – nutriente que, em excesso, desequilibra a pressão arterial.

Outro alimento que é rico em sódio, segundo a nutricionista, é o sanduiche de presunto e queijo. “Esse casamento não é nada legal. Possui muito sódio e é um dos principais responsáveis pelo aumento da pressão”, destaca.
Karin Honorato afirma que o ideal é consumir 2,8 gramas de sódio por dia – isso equivale a uma colher de chá de sal. “A melhor saída é trocar o sal por ervas”, diz. Entre elas, Karin destaca o alho, a cebola desidratada, o açafrão e o orégano.

Alguns alimentos podem contribuir para o controle da pressão. É o caso, por exemplo, da soja, da cebola e do alho.

“O potássio ajuda a jogar para fora do organismo o excesso de sódio”, diz Karin. Todas as frutas são ricas no nutriente. Mas, segundo a nutricionista, a banana e o abacate são “especiais”.

Controlar o sódio, diminuir o consumo de sal e aumentar, ingerir mais ervas e caprichar nos alimentos citados podem ajudar a evitar a hipertensão. Mas, além disso, outro benefício para a saúde da pressão é a prática regular de exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário