domingo, 28 de abril de 2013

Em Manaus, vacina contra gripe será disponibilizada até atingir meta


De acordo com Semsa, mais de 227 mil pessoas já foram vacinadas.
Manaus foi primeira capital a atingir meta de vacinação, segundo Prefeitura.

Do G1 AM
A partir de 2013, vacina contra a gripe deve focar mais em pacientes crônicos. (Foto: Reprodução EPTV)Vacina protege contra H1N1, H3N2 e Influenza B
(Foto: Reprodução EPTV)
Manaus foi a primeira capital brasileira a atingir a meta de vacinação contra a gripe, segundo a Prefeitura de Manaus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 227.320 pessoas - ou 92,87% - foram vacinadas durante a campanha nacional, que começou no dia 15 de abril.
Ainda segundo a Semsa, em segundo lugar, ficou Porto Alegre (RS), que vacinou 80,61% pessoas contra a Influenza.
A  Semsa afirmou que, por ter superado a meta de 80%, a capital amazonense não faz parte das capitais que prorrogarão a campanha até o dia 10 de maio, conforme medida do Ministério da Saúde. De acordo com a secretaria, o número de pessoas imunizadas até às 17h de sexta-feira (26) ainda não está fechado e pode ser ainda maior.
A secretaria acredita que Manaus deva chegar aos 100% (ou 244.778 vacinas) ainda nesta semana. Segundo a pasta, a estratégia de colocar equipes volantes em condomínios residenciais, shoppings, igrejas, terminais de ônibus, hospitais públicos e privados, contribuiu para o sucesso da campanha.
A vacina protege contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) –conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Estes são os subtipos que mais circularam no inverno passado, segundo o Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário