domingo, 28 de abril de 2013

Cresce o mercado de equipamentos de proteção ao motorista


Medo de assalto fomenta negócios como de película de proteção nos vidros.
Em SP, empresário cria boneco inflável para segurança do motorista.

Do PEGN TV

Com a onda de assaltos no trânsito nas grandes cidades, empresários investem em equipamentos de proteção ao motorista. Eles oferecem soluções que podem ajudar a driblar a ação dos bandidos.
Em 2012, só a cidade de São Paulo registrou 87 mil roubos e furtos de veículos. Este cenário de apreensão fomenta negócios como o dos irmãos Marcelo e Renato Golfeto. Eles instalam películas de segurança para aumentar a resistência dos vidros dos carros.
“Tem um nicho muito crescente, é um produto ainda novo no Brasil, e está ganhando mercado numa velocidade muito legal” , diz Marcelo Golfeto.
A película é feita de um laminado de poliéster, com espessura de menos de um milímetro. O material é comprado em rolo e vem com uma supercola.
Para aplicar, é só molhar o vidro e pressionar a película com uma espátula. Basta secar e está colada. O carro fica resistente a vandalismos.
Para montar o negócio, os empresários investiram R$ 150 mil em matéria-prima e na reforma do espaço. O negócio exige loja com frente ampla, para chamar a atenção de quem passa de carro. Na loja dos irmãos Golfeto, a fachada tem 10 metros. O aluguel do imóvel é de R$ 7 mil por mês, e o espaço comporta cinco carros ao mesmo tempo.
“Ter um bom espaço é fundamental, porque nosso tempo de trabalho é demorado, são três a quatro horas por veículo, então a gente, num espaço grande, consegue mais veículos e assim prospera melhor”, diz Renato.
Além da película de segurança, a empresa também instala filme escurecedor. Para um veículo médio, o pacote custa R$ 730.
Depois de um assalto, Paulo Casas não teve dúvidas e pôs a película no carro. “Minha esposa estava parada no trânsito e teve uma ação de vandalismo, a pessoa tentou quebrar o vidro dela para pegar a bolsa e é um susto grande, a gente não quer passar por isso de novo”, conta.
Hoje, por mês, a empresa faz 70 aplicações e fatura R$ 30 mil. Pelo ritmo dos negócios, o movimento deve dobrar até o final do ano.
“É um mercado que está crescendo. Só em São Paulo são emplacados quase mil veículos por dia. E a procura pela segurança nesses veículos é muito grande. E nosso público está crescendo junto com essa demanda e venda de veículos”, diz Marcelo.
Segurança inflável
Com tantos veículos nas ruas, aparecem também soluções criativas para inibir assaltos. Uma das situações preferidas pelos ladrões é quando a pessoa está dentro do carro. Mas especialistas garantem: o risco de assalto pode cair pela metade – ou mais – se a pessoa estiver acompanhada.
Olhando de fora não dá para perceber, mas, em vez de um segurança, o que está no banco de passageiros é um boneco de ar – que impõe respeito. Depois, quando a pessoa quiser, basta desligar e o modelo desinfla rapidamente. E o imponente segurança pode ser guardado no porta-luvas.
Para inflar, é preciso ligar o boneco no acendedor do carro e já está de novo com o “segurança” no banco ao lado. O modelo tem 40 centímetros de braço e 95 centímetros de altura – sentado. Com a vantagem de pesar só 35 gramas. O autor da ideia é o empresário Roberto Amaral.
“Era uma necessidade do mercado. Você não pode, toda vez que você vai na rua, estar acompanhado. Então o boneco era uma oportunidade da pessoa sair de casa na madrugada, pegar uma viagem e ter uma pessoa do lado. Um boneco simulando a presença de uma outra pessoa”, diz o empresário.
Roberto lançou o boneco de segurança em 2008. Ele investiu R$ 100 mil em moldes, protótipos e patente. O produto é feito de tecido de nylon, igual ao de guarda chuva, com o rosto em látex. O boneco é acionado por um motor que funciona como uma bomba de ar. A produção é terceirizada.
“Conforme eu tenho volume maior de vendas eu vou usando terceirizado ao invés de ter aqui comigo as pessoas produzindo. Então acaba o custo, todo o processo, acaba ficando mais em conta”, explica Amaral.
Se considerar a matéria-prima e a mão de obra, cada boneco custa para a empresa R$ 150 – e é vendido por R$ 350. Hoje, o empresário Roberto Amaral vende 35 unidades por mês. Mas quer chegar a mil, ainda este ano.
“A partir do mês que vem, a gente já vai estar trabalhando com departamento de marketing, fazendo divulgação em site, propaganda, rede social. A gente acredita que, com essas ações, vai vender um número maior de bonecos”, aposta o empresário.
A cliente Fernanda Sobrinho dirigia sozinha, mas se sentia insegura. No ano passado, comprou um boneco. Num minuto ela infla, põe o cinto nele e vai, sem medo, com o segurança ao lado.
“(...) Eu tenho segurança para andar na cidade. À noite, chegar em casa e, com certeza, ninguém vai me abordar, porque ele tem cara de bravo mesmo”, diz Fernanda.
CONTATOS:
GT5 FILM
Contato: Empresário Marcelo Golfeto de Siqueira, Renato Golfeto de Siqueira
Rua Aurélia, 641 – Lapa
São Paulo/SP – CEP: 05046-000
Telefone: (11) 3675-5072 /
www.gt5film.com.br
BONECOS INFLÁVEIS
Contato Empresário Roberto Sendra
Avenida Piassanguaba, Casa A – Planalto Paulista
São Paulo/SP – CEP: 04660-003  
Telefone: 5071-6937 / 99176-1222
www.bonecowilson.com.br

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