sábado, 30 de março de 2013

Paella de bacalhau com arroz integral incrementa almoço de Páscoa


Receita leva muito azeite, ovos, cebola, tomate, pimentão e açafrão.
Preparo leva cerca de três horas, mas compensa, diz chef de Brasília.

Do G1 DF

Paella de bacalhau pode servir até quatro pessoas (Foto: Luciana Amaral/G1)Receita de paella leva bacalhau e pode servir até três pessoas (Foto: Luciana Amaral/G1)
A tradicional paella, prato espanhol feito de frutos do mar, pode ser adaptado para a Páscoa com uma receita que leva bacalhau, mostra o chef Bento Batista, do restaurante Camarão 206 Sul, em Brasília.

A versão é ideal para quem quer fugir do bacalhau tradicional, além de ser mais saudável. "Uso arroz integral em vez do branco, para ter mais fibra, que é pouco consumida normalmente pelas pessoas", explica Batista.
Essa receita leva cerca de três horas para ficar pronta e pode servir até três pessoas à vontade.

​Ingredientes
- arroz integral
- 1 lombo de bacalhau, de preferência o gadus morhua do oceano Atlântico, por ser mais branquinho
- ervilhas frescas a gosto
- pimentões a gosto (verde, amarelo e vermelho)
- couve a gosto
- 3 ovos cozidos
- tomate-cereja a gosto
- 10 azeitonas (preta ou verde)
- azeite a gosto
- 1 dente de alho
- açafrão a gosto
- 2 cebolas

Preparo
Dessalgue o bacalhau deixando-o de molho na geladeira com no mínimo 24 horas e no máximo 72 horas de antecedência. Para a paella, é melhor comprar um lombo de bacalhau mais fino. Após a retirada do sal, corte o filé em lascas e deixe-o descansar no azeite. Separe pedaços maiores para servirem de enfeite em cima da paella quando ela estiver pronta.
Cozinhe o arroz integral e o tempere com açafrão espanhol. O açafrão vai dar um gosto a  mais ao arroz, que ficará amarelado. Em separado, corte as cebolas em cubos e as frite no azeite. Jogue um pouco de água até as cebolas ficarem marrons e caramelizadas. Misture-as, então, ao arroz.
Cozinhe os ovos e deixe abrir na fervura. Nesse ponto, desligue o fogo e descanse-os na água por 15 minutos. Refogue alho, cebola, tomate e pimentões no azeite, acrescente o bacalhau em lascas e ervas, como salsinha e manjericão a gosto. A parte principal da paella está pronta. Se quiser que ela fique mais molhada, o chef Batista dá a dica de colocar um pouco de molho de tomate e mais azeite na comida.
Os pedaços maiores de bacalhau que ficaram reservados devem ser selados na frigideira com azeite. Se preferir, podem ser assados ou empanados. Refogue as ervilhas e a couve, em pedaços rasgados, por apenas 15 segundos. Com o arroz e os complementos prontos, basta enfeitar a paella com as postas maiores de bacalhau, a couve, os ovos e tomates.
Agora é só servir numa paellera ou panela aberta mais rústica. O prato vai muito bem com espumante, vinho branco ou tinto de uva mais leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário