Frevo e homenageados do carnaval recifense foram inspiração de artista.
Estrutura começa a ser revestida dez dias antes do desfile, em Igarassu.

O galo gigante, também chamado de maestro da ponte, será coroado, este ano, como rei do frevo para celebrar o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade concedido pela Unesco, em 2012, ao ritmo centenário. O percussionista Naná Vasconcelos e o fotógrafo Alcir Lacerda, homenageados do carnaval recifense, também estarão presentes de forma simbólica na elegante indumentária.
A estrutura do Galo, que tem 27 metros de altura e pesa três toneladas, é a mesma desde 2011, quando os foliões conheceram uma escultura de peito estufado e mais magrinho. O corpo é feito basicamente de ferro, redes de psicultura, revestimento emborrachado e tecido lurex brilhoso. A cabeça também leva fibra de coco, material leve, resistente à chuva e anti-chamas. Ao todo, o investimento é de R$ 250 mil.
Assistentes montam a coxa do galo (Foto: Luna Markman / G1)Há quatro anos, é trabalho do artista plástico Sávio Araújo pensar em cada detalhe da roupa que revestirá a escultura. Ele explica o conceito de maestro da ponte. "É que a obra de arte começa na ponte, um símbolo das relações sociais. Ele é e sempre será maestro, mestre, e este ano será coroado rei do frevo para mostrar ao mundo a importância do título de patrimônio", afirmou.
Sávio mostra máquina fotográfica Rolleiflex de Alcir Lacerda,que será modelo para o Galo (Foto: Luna Markman/G1)
A estampa em estilo africano do colete, desenhada pela designer Isabela Andrade Lima, celebra os batuques percussivos de Naná Vascocelos. O Galo também carregará no peito a réplica de uma câmera fotográfica Rolleiflex, a preferida de Alcir Lacerda. Pernambuco sempre é lembrado na escultura, que desta vez traz algumas cores da bandeira nas dragonas. A cauda virá em tons de verde, fazendo referência aos coqueiros do estado.
Thiago corta círculos de emborrachado que vão enfeitarescultura (Foto: Luna Markman/G1)
Thiago Farias é um dos 25 assistentes de Sávio. Trabalha de segunda a sexta, manhã e tarde, na confecção do Galo. Está sempre de olho no modelo de 2,7 metros, seguindo à risca cada detalhe. "Fico muito feliz em participar da montagem. Saber que milhares de pessoas vão olhar a obra que você fez é muito gratificante", disse o jovem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário