quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SEGREDO: NOVA GERAÇÃO DO COROLLA APOSTARÁ NA OUSADIA


Conceito exibido em Detroit antecipa as linhas (arrojadas) do
futuro sedã. Lançamento no Brasil será no início de 2014

por GLAUCO LUCENA - AUTO ESPORTE
 
Toyota Corolla 2015 em projeção de Autoesporte (Foto: Renato Aspromonte) (Foto: Renato Aspromonte/Autoesporte)
Recém-apresentado no Salão de Detroit, o conceito Corolla Furia é mais do que um estudo de estilo para a Toyota nos Estados Unidos. O carro, que roubou a atenção de muitos lançamentos por lá, revela que a futura geração do sedã não vai seguir a atual linguagem visual. Vai, sim, inaugurar um estilo arrojado, como há muito a Toyota não exibia. E, segundo fontes da empresa, o Brasil é o mercado que terá as linhas mais arrojadas - mais que EUA, Europa e Japão.
Os executivos da marca não escondiam dos jornalistas as reais intenções do conceito Corolla Furia durante a exposição norte-americana. “É uma opção do caminho que o Corolla pode seguir. Acho um ótimo conceito, pois provavelmente não mostra o que as pessoas esperariam de um futuro Corolla”, afirmou Bill Fay, vice-presidente da Toyota nos Estados Unidos, durante a apresentação do carro em Detroit.
O protótipo traz um visual arrojado, acentuado pelos faróis estreitos, vincos na carroceria, formas fluidas, para-lamas alargados e capô mais curto do que o visto na geração atual. A traseira também está mais esportiva, com lanternas de led em forma de seta, saída do escapamento cromado e detalhes de fibra de carbono.
Futura geração do Toyota Corolla ficará mais arrojada (Foto: Renato Aspromonte/Autoesporte)
Para aqueles que estão ansiosos para saber mais sobre o próximo Corolla, o executivo afirma que logo ele será revelado “Estamos em estágio avançado do desenvolvimento, ele será visto em breve”, afirmou Fay. Segundo apuramos junto a fontes no Brasil, a previsão de lançamento da 11ª geração é para março de 2014. Com algumas diferenças em relação ao modelo a ser vendido nos EUA no fim deste ano, o que deixará nosso sedã mais parecido com o conceito Furia.
A ousadia surpreende, mas tem explicação. A Honda se deu mal nos Estados Unidos após a última reestilização do Civic, que deixou o modelo mais conservador em relação ao anterior. Por isso, a Honda teve de fazer uma cirurgia plástica no modelo antes do previsto (já fez nos EUA, vai fazer no Brasil na linha 2014). Os executivos japoneses também estavam preocupados com a perda de apelo da marca junto ao público jovem – os coreanos vêm fazendo a festa nessa praia. Só não se esperava tanta ousadia por parte dos precavidos estilistas da Toyota.
O novo Corolla aparenta ter entre-eixos um pouco maior que o atual, o que sugere aumento de espaço interno, sobretudo para quem viaja atrás (hoje o Civic tem 7 cm a mais, por exemplo). Por dentro, o painel e o volante deversão ser iguais aos do Toyota Auris hatch europeu, com detalhes cromados e linhas mais insinuantes – um salto enorme em comparação com o quadradão modelo vendido hoje no Brasil. Os motores sairão da nova fábrica que a Toyota está esguendo em Porto Feliz (SP): 1.8 e 2.0, ambos com duplo comando variável de válvulas – provavelmente com algum incremento de potência e torque em relação aos atuais, de 144 e 153 cv. O atual câmbio automático de quatro marchas dará lugar a um de seis marchas. (colaborou Alberto Cataldi, de Detroit)
Toyota Corolla Furia Conceito (Foto: Alberto Cataldi)
O que mais muda
A imagem do conceito Furia (acima) dá sinais de que o novo Corolla terá entre-eixos um pouco maior que o atual. Isso deverá beneficiar o espaço interno, sobretudo para quem viaja atrás (hoje o Civic tem 7 cm a mais, por exemplo). Por dentro, o painel e o volante deverão ser iguais aos do Toyota Auris hatch europeu, com detalhes cromados e linhas mais insinuantes – um salto enorme em comparação com o quadradão modelo hoje à venda. Os motores sairão da nova fábrica que a Toyota está erguendo em Porto Feliz (SP): 1.8 e 2.0, ambos com duplo comando variável de válvulas, e provavelmente com algum incremento de potência e torque em relação aos atuais, de 144 e 153 cv. O atual câmbio automático de quatro marchas dará lugar a um de seis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário