domingo, 30 de dezembro de 2012

No Recife, chef Rodrigo Cavalcanti ensina 'farofa rica' para o Ano Novo


Historiador lembra que farinha nem sempre foi bem vista no Nordeste.
Receita é simples e faz sucesso na mesa do Réveillon.

Do G1 PE

 A farinha de mandioca, ingrediente bem regional, é a peça-chave para a receita que o chef Rodrigo Cavalcanti ensinou no Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (28). Muito popular hoje em dia, a farinha foi, durante muito tempo, discriminada do cardápio do brasileiro. A receita serve para quem vai preparar o jantar do Réveillon ou para quem quer agradar os amigos ou parentes levando um prato a mais para servir na festa...
Segundo o historiador Adriano Marcena, houve um tempo em que os ricos consideravam a farinha um alimento de pagão, de índio, de escravos. Ele escreveu um livro sobre a importância da farinha na história do Brasil, “Mexendo o Pirão”. A publicação conta como esse alimento conquistou todas as classes sociais, especialmente no Nordeste. “Para o português, se alimentar daquilo, era se alimentar da pobreza”, conta. “Hoje a gente tem identidade com ela no Nordeste”, defende.
O chef Rodrigo Cavalcanti recriou a receita de farofa rica, que é a cara da festa de Ano Novo.
Ingredientes:
100g de manteiga
200g de bacon picado em cubos
500g de abacaxi cortado em cubos
500g de farinha de mandioca
200g de uva-passa
100g de banana passa
200g de frutas cristalizadas
50g de açafrão
50g salsa picada
sal e pimenta a gosto
O chef usa uma frigideira grande e fogo médio. Primeiro ele doura a manteiga. Depois acrescenta o bacon. Em seguida, o abacaxi. O açafrão dá cor à farofa. O chef acrescenta passas, frutas cristalizadas. Por fim, sal e pimenta. A salsa fresca entra no final.
Para dar aquele acabamento ao prato, despeje algumas colheradas da farofa um em cima da outra para dar mais volume. O molho vinagrete é uma sugestão de acompanhamento. Para dar um toque final, alecrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário