Flávia Faria A TARDE
No largo pertencente ao terreiro, existia um posto de gasolina. Foi a mobilização da comunidade e de intelectuais como D. Timóteo Amoroso Anastácio e Pierre Verger que reconquistaram o espaço.
Segundo o antropólogo e Ogã do Terreiro da Casa Branca, Ordep Serra, a melhor opção para a recuperação do terreno era conseguir que algum arquiteto fizesse gratuitamente o projeto da futura praça. "Como um presente mesmo", diz.
Búzios - Também integrante da comitiva, o ex-secretário de Cultura e poeta José Carlos Capinan afirma que a indicação do arquiteto seria um benefício para o terreiro e para o Estado.
"Nós achávamos que ele precisava assinar alguma coisa na Bahia. Além disso, só mesmo Niemeyer para presentear Oxum com a beleza que ela tanto gosta", conta. Segundo conta a ekedi Sinha, foi feito um jogo de búzios para Oxum, que teria dado especificações sobre a praça, como a necessidade de um espelho d'água, de uma cajazeira e de um tipo específico de mangueira.
Intolerância - Para o antropólogo Ordep Serra, a atenção dispensada pelo mestre da arquitetura à casa simboliza a luta pela valorização da religião. "Ora, uma das mentes mais brilhantes da arquitetura brasileira, conhecido internacionalmente se interessou pelo terreiro. Isso foi um golpe no
Nenhum comentário:
Postar um comentário