Patrícia França e Lúcio Távora A TARDE
O avião que trouxe a presidente pousou na base militar às 14h15 e em seguida ela embarcou em um helicóptero das Forças Armadas para a residência oficial de Inema, localizada a 40 quilômetros do Centro da capital. Dilma vai se despedir de 2012 e comemorar o novo ano ao lado da mãe, Dilma Jane, da filha, Paula, do genro, Rafael Covolo, e do neto, Gabriel.
Na última vez que esteve em Inema, a presidente pouco apareceu na praia e não desgrudou de projetos e assuntos ligados ao governo. Desta vez, ela trouxe uma "sacola de livros" porque, segundo expressou a Wagner, quer se "concentrar" somente na leitura (não revelou os títulos) e comemorar o resultado dos exames de rotina que fez, pela manhã, em São Paulo.
Segurança reforçada - A presidente e os familiares chegaram a Inema por volta das 15 horas. A imprensa e populares não têm acesso à área militar, fortemente protegida por mar e terra. A única visão que se tem da praia é do píer que fica a cerca de 1,5 mil metros da casa onde Dilma está hospedada.
Este ano, o esquema de segurança foi reforçado. Além de uma corveta M 16 da Marinha do Brasil, uma extensa área da Praia de Inema está sob a vigilância de três barcos-patrulha, que se posicionam em pontos estratégicos, e três jets sky, pilotados por militares da Marinha.
Barqueiros que ganham a vida fazendo a travessia de passageiros de São Thomé de Paripe à Ilha de Maré estão tendo prejuízo com a ampliação da área de exclusão (zona proibida) dos barcos.
Um barqueiro, que preferiu não se identificar, disse que está gastando mais tempo e combustível para cumprir o trajeto. "Em dias normais, levo de 12 a 18 minutos para ir do píer de São Thomé de Paripe a Itamoado. Agora gasto de 35 a 45 minutos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário