quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Queixa de problema em carro 0km cresce em São José, diz Procon


De janeiro a outubro de 2012 foram 50 registros contra 35 no ano passado.
Segundo o órgão, empresa tem 30 dias para resolver problemas do usuário.

Do G1 Vale do Paraíba e Região

A compra de um carro zero quilômetro é o sonho de muitos motoristas. Mas, em São José dos Campos, alguns consumidores vêm tendo muita dor de cabeça. De acordo com o Procon, em um ano, houve um aumento de 40% no número de reclamações.

O empresário Marcelo de Andrade pagou R$ 66 mil em um carro que usaria para trabalhar. No mesmo dia em que tirou o veículo da concessionária ele andou menos de oito quilômetros. O problema seria superaquecimento do motor. Há um mês o veículo está na oficina.

“É um transtorno, né? Porque a gente precisa do veículo pro trabalho no dia a dia. Entrei em contato com a empresa pedindo o dinheiro para ser ressarcido ou o envio de um carro reserva e eles falaram que não trabalham desta forma, não é esse procedimento, eles apenas efetuam o reparo do veículo. Só que é meio demorado, né. Já faz um mês que o carro está na concessionária pra realizar esse trabalho”, explica.

O administrador de empresas, Fernando Bueno Martins, também teve problemas com o carro zero quilometro que comprou. Com menos de um ano de uso o carro foi para a oficina, pelo menos, quatro vezes por causa do motor. “Eles viram que o problema era em várias peças do motor. Mas que eles apenas trocariam essas peças. Então eu iria ficar um carro zero, porém com um motor retificado”, conta.

Normalmente quando um motorista compra um carro novo ele paga mais caro para não ter gasto com oficina, troca de peças, veículo parado e também para ter uma garantia maior que pode ser de três a cinco anos.

Mas, nem sempre o que dizem antes da compra se mantém no pós-venda. “Não está sendo nada simples. A concessionária está sendo muito atenciosa com a gente. Mas o que a gente vê é que não depende da concessionaria. Esse problema vem lá de cima. Então a briga está sendo lá. Eles estão ajudando, estão sendo prestativos, mas ainda não resolveram meu problema, que é o que eu espero né?”, justifica Martins.

Queixas em alta
O número de queixas de consumidores relacionadas à garantia e problemas mecânicos em carros zero aumentou no Procon de São José dos Campos. De janeiro a outubro de 2011 foram 35 casos. Nos dez primeiros meses deste ano já foram 50 reclamações.

E segundo o diretor do órgão, Sérgio Werneck, a empresa tem 30 dias para resolver o problema. "Uma vez não sanado o problema, a legislação, ou seja, o Código de Defesa do Consumidor, estabelece que pode o consumidor exigir um outro produto da mesma marca e qualidade”, explica.

Werneck diz como o consumidor deve agir nesses casos. “A gente recomenda que o consumidor busque o judiciário para que ele possa exercer o seu direito e reclamar, conforme determine a lei”, afirma.

Outra orientação do Procon para o consumidor é exigir da concessionária todos os documentos dos problemas apresentados no carro.

Outro lado
A Fiat, fabricante do carro que o empresário Marcelo de Andrade comprou, disse que o conserto já foi feito. Ele confirmou que recebeu o veículo na ultima terça-feira (27) e - até agora - não teve mais problemas. E a Kia, marca do carro que o administrador de empresas Fernando Burno comprou, reconheceu o problema no automóvel e disse que irá trocar o motor do veículo.

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