Hepatite, diarreia e leptospirose são contaminações que podem ocorrer.
Nos últimos dois anos, 21 morreram em MG por causa da leptospirose.
É justamente nesta época que cresce o número de casos de doenças provocadas pelo contato direto com a água suja. Nos últimos dois anos no estado, 21 pessoas morreram, por exemplo, por causa da leptospirose.
“A leptospirose, a bactéria é transmitida através da urina do rato, do rato de esgoto, então, quando você tem as enchentes, as inundações, essa água transborda e a pessoa em contato com esta água, principalmente se ela tiver algum ferimento, pode ser um ferimento mínimo que ela nem consiga, às vezes, estar observando, a bactéria vai penetrar e aí, na pela da pessoa, e aí ela vai adquirir a doença”, explicou a infectologista Tânia Marcial.
Em caso de alagamento, use botas de borrachas ou sacos plásticos amarrados aos pés. Depois da cheia, água e sabão não são suficientes para desinfetar a casa. O ideal é a mistura de um copo de água sanitária para 20 litros de água. Sem esquecer das luvas, limpe toda a área atingida pela água suja, inclusive as paredes e os móveis. E houver algum mal-estar, procure um médico.
No caso de hepatite e da diarreia, doenças provocadas pela ingestão de alimentos contaminados, a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde é jogar fora todos os alimentados que tiveram contato com a água suja. Lavá-los pode não resolver o problema. Cheque se não há acúmulo de água após a limpeza, a dengue está aí e todo ano causa preocupação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário