Botes e canoas são as especialidades de Manoel Davi.
Preços variam pelo tamanho e qualidade da madeira.
Monteiro,
que já construi mais de mil barcos, diz que só continua na profissão
quem tem amor pela arte da carpintaria naval (Foto: Larissa
Matarésio/G1)Aos 75 anos, Monteiro contou ao G1 que começou a construir barcos com 12, e garante que só fica na profissão quem tem amor pela arte. "Eu aprendi com um tio meu. Antes disso tentaram me ensinar a ser torneiro mecânico, mas eu não gostava daquele monte de graxa. Com a madeira, não. Gostei desde a primeira vez que trabalhei com ela", lembra.
Nascido em Manaus (AM), ele saiu de casa aos 18 anos para ser motorista de voadeira - uma espécie de embarcação - na Petrobras. Foi trabalhador da construção civil durante um tempo, mas diz que nunca largou a construção naval. "Gosto demais disso, de aplainar a madeira, de construir as peças. Tem que gostar mesmo de fazer isso, senão o cara muda de profissão", ressalta.
O carpinteiro leva, em média, cinco dias para construir um bote e chega a vender seis por mês (Foto: Larissa Matarésio/G1)Atualmente a 'fábrica' está instalada em frente à casa em que mora, na calçada. "Antes eu trabalhava em um barracão alugado, mas aí pediram o terreno e eu instalei meu negócio aqui. É ruim, o espaço é pequeno, mas eu só me mudaria daqui se fosse para construir [uma casa] na beira do rio, mas com o desbarrancamento que está acontecendo lá, isso é impossível agora", lamenta o carpinteiro naval.
Há 68 anos Monteiro constrói barcos e diz que já perdeu as contas de quantos foram (Foto: Larissa Matarésio/G1)O carpinteiro naval, como ele gosta de ser chamado, utiliza principalmente madeiras da espécie itaúba, louro, cedro e madeira branca. "Só consigo fora de Porto Velho, em Calama [distrito] e Manicoré [AM], principalmente. E compro de gente certificada", ressalta Manoel.
olá , tem o contato dele ? grato
ResponderExcluirQuero encomendar um com ele urgente!!!!!? Contato de email dele!!????
ResponderExcluirINFELIZMENTE NÃO POSSUO O CONTATO DELE. MAS SE TENTAR ENTRAR EM CONTATO COM ALGUEM DOS DISTRITOS CITADOS PODE SER QUE OBTENHA EXITO
ResponderExcluir