Sedã pode voltar ao Brasil no ano que vem para substituir o Polo.
Para o mercado chinês, carro terá motores de alumínio 1.4 e 1.6.
Era um dos possíveis lançamentos mundiais do
Salão de São Paulo,
mas a Volkswagen decidiu fazer a pré-estreia mundial da nova geração do
Santana na Alemanha. Nem a China teve o gostinho de receber o carro em
primeira mão, aliás, onde será produzido pela Shanghai Volkswagen
Automotive.
New Santana é esperado no mercado brasileiro (Foto: Divulgação)
O modelo foi mostrado na noite desta segunda-feira (29) na sede da
Volkswagen em Wolfsburg, na presença do diretor-executivo do grupo VW e
presidente do Conselho de Gestão da Volkswagen AG, Martin Winterkorn.
Foi nesta fábrica onde o primeiro Santana foi produzido, por isso a
homenagem.
Lembra-se daquele sedã quadradão, que vizinho, pai ou o pai de algum
amigo tinha? Então, ele foi totalmente renovado e ganha a plataforma do
Polo. Por enquanto, o principal alvo do lançamento é o mercado chinês.
Isso porque a geração passada do Santana – vendida no Brasil de 1984 a
2006 -, obviamente, com atualizações é o automóvel mais vendido da China
(foram quase quatro milhões de unidades vendidas).
VW Santana é líder de mercado na China (Foto: Divulgação)
No entanto, o novo Santana pode chegar ao mercado brasileiro em 2013,
para a aposentadoria do Polo. Sob o forte nome que já foi dono de muitos
emplacamentos no mercado brasileiro, o novo sedã da Volkswagen
concorreria com Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e Renault Logan. Assim,
ele ficaria posicionado entre o Voyage e o Jetta no portfólio brasileiro
da marca alemã. Na Europa, onde o modelo deve estrear também em 2013, o
carro será oferecido sob as marcas Skoda e Seat.
Reformulado
O Santana foi totalmente refeito sob o novo estilo da marca Volkswagen.
Ele traz um conceito de espaço inteligente, em que distância
entre-eixos de 2,6 m cria espaço visivelmente maior para os joelhos e
traz um porta-malas de 480 litros de capacidade. “Aparência sofisticada
foram pontos focais em seu desenvolvimento”, ressalta ainda a montadora
em comunicado oficial.
Nova geração do Santana ganha plataforma do Polo (Foto: Divulgação)
O modelo vem equipado de série com ABS, airbags frontais, laterais e de
cabeça, programa de estabilização eletrônica, ar-condicionado
automático, teto solar elétrico, rodas de liga leve e sensores de
estacionamento. Na China, o Santana está disponível nas versões
Trendline, Comfortline e Highline.
Novo Santana ganhou melhorias no acabamento e mais itens de série (Foto: Divulgação)
Motor
O Santana vem equipado com motores de alumínio naturalmente aspirado de
quatro cilindros e 16 válvulas a gasolina. A versão 1.4 tem 90 cavalos
de potência e consumo médio de 16,9 km/l, enquanto o 1.6 tem 110 cv e
consumo de combustível médio de 16,6 km/l. Na comparação com a geração
anterior, o consumo e o nível de emissões de CO2 foram reduzidos em até
28%. 28 por cento.
Nova geração do VW Santana será produzida na China (Foto: Divulgação)
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