sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Na capital paraense, fórum avalia avanços na luta contra o câncer


Evento debate temas que envolvem a luta contra o câncer infanto-juvenil.
Por ano, quase 10 mil novos casos deste tipo de câncer surgem no país.

Do G1 PA

Em Belém, nos próximos dias 29 e 30 de outubro, ocorre o II Fórum Nacional de Dirigentes das Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer. O evento será realizado em um hotel localizado na avenida Nazaré, no centro da capital paraense. O objetivo do encontro tem por objetivo debater temas de interesse comum na luta do câncer infanto-juvenil e avaliar os avanços do Programa de Atenção Oncológica no país.
Hospital Ophyr Loiola é referência no tratamento oncológico em Belém (Foto: Ary Souza/O Liberal)Hospital Ophyr Loiola é referência no tratamento oncológico em Belém (Foto: Ary Souza/O Liberal)
Segundo Rilder Campos, presidente da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) o evento é de grande importância, pois através do fórum espera-se estabelecer diretrizes conjuntas, na área do câncer infanto-juvenil, respeitando-se as características locais e regionais de cada Instituição, que venham a se transformar futuramente em ações de âmbito nacional, fortalecendo com isso o movimento em prol da causa.
Durante o fórum serão abordando temas como: Políticas Públicas, Atualidades em ferramentas de captação de recursos e marketing, Incentivos Fiscais Federais, Direito do trabalhador no Terceiro Setor, entre outros assuntos visando o fortalecimento das instituições participantes.
Sobre a doença:
Uma recente pesquisa do Instituto do Câncer (Inca) revelou que a doença é a principal causa de morte na faixa etária entre 1 e 19 anos. As chances de cura nessa faixa de idade são maiores quando diagnosticadas precocemente. No Brasil, de acordo com o Inca, surgem a cada ano quase 10 mil novos casos de câncer infanto-juvenil.
Sintomas:
Os sintomas do câncer infanto-juvenil são dores na cabeça, dores nos ossos, machucados pelo corpo, cansaço, perda de peso, manchas brancas nos olhos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário