Concurso literário premiou os melhores escritores da terceira idade.
Idosos centenários receberam homenagens especiais pelas histórias de vida.
"Para mim, foi muito importante a participação porque é o momento de eu mostrar o meu trabalho e também de homenagear a minha categoria, os idosos", animou-se a fotógrafa Raimunda Frazão.
Na plateia, homenagens especiais para aqueles que chegaram aos 100 anos de idade com uma vida ativa e cheia de história para contar. "Eu não tenho parente, eu não tenho ninguém, então eu moro sozinha, eu faço minhas coisas só. Tudo eu faço", contou Maria Patrocínio Parga, 102 anos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão tem hoje a segunda maior população de idosos do país, com mais de 568 mil. No dia 1º de outubro de 2003 entrou em vigor o Estatuto do Idoso e, apesar de já ter passado tempo esse todo, ainda há muitos desafios para as autoridades garantirem o cumprimento dos direitos das pessoas acima dos 60 anos de idade.
"O grande desafio ainda é fazer valer esses direitos. Fazer com que esses direitos saiam do papel e se realizem no cotidiano de cada cidadão e esse é um papel de todos, do Estado, da família, da sociedade, trabalhar para superar o maior desafio que é o comportamental", ressaltou o denfensor-geral, Aldir Melo Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário