domingo, 28 de outubro de 2012

Competição mundial de educação profissional tem mais de meio século


Competição entre nações promove intercâmbio, troca de experiências e inovações tecnológicas. Brasil participa pela 16° vez.

O Torneio Internacional de Educação Profissional ou WordSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, realizada desde 1950. Organizada pelo Internacional Vocation Training Organization (IVTO), recebe, a cada dois anos, jovens profissionais de várias regiões do planeta.
Reúne os melhores alunos de mais de 50 países das Américas, Europa, Ásia e África, para promover o intercâmbio entre participantes, troca de experiências e inovações tecnológicas, além de despertar o espírito esportivo.
Os competidores devem mostrar suas habilidades técnicas e competências pessoais na execução de tarefas profissionais, cumprindo padrões internacionais de qualidade. Os vencedores recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de excelência concedidos tiverem mais de 500 pontos.
A próxima edição do WordSkills será a 42ª e, desta vez, será na cidade de Leipzig, na Alemanha, em julho de 2013.
Histórico do Brasil no torneio
Festa de encerramento do Wordskills Londres, em 2011 (Foto: André Stefano)Festa de encerramento do Wordskills Londres 2011
(Foto: André Stefano)
Em 1983, um ano após a filiação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ao IVTO, o Brasil estreou no torneio, na edição em Linz, na Áustria, conquistando o 16º lugar na classificação geral.
Desde então, só evoluiu: em 15 participações, acumulou 56 medalhas e 96 certificados de excelência, com destaque para 2007 e 2011.
Na última edição que aconteceu em Londres, no ano passado, o Brasil ficou em segundo lugar no quadro de medalhas e revelou talentos em diferentes profissões, como desenho mecânico em CAD, eletrônica industrial, mecânica de refrigeração, confeitaria, robótica móvel, entre outras.
O país é representado pelos alunos do SENAI e do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) que se destacam durante todo o processo seletivo (etapas interescolares, regionais e nacional). Mesmo vencendo a Olimpíada do Conhecimento, os campeões continuarão em treinamento para a conquista do índice mundial que os qualificam para representar o Brasil no WorldSkills.
A expectativa brasileira para o próximo WorldSkills é manter uma posição de destaque para chegar ao primeiro lugar na edição de 2015, que acontecerá em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário