sábado, 29 de setembro de 2012

Médico explica importância do exame do ‘Fundo do Olho’, em SE


Exame deve ser realizado de uma vez por ano.
Glaucoma é uma das doenças que pode ser detectada com o exame.

Flávio Antunes Do G1 SE


'É melhor prevenir do que remediar’. É com esse ditado popular que os médicos sempre orientam seus pacientes a estarem realizando exames de rotina, pois eles são fundamentais para detectar doença. A exemplo dos exames referentes à visão, principalmente quando esse é idoso.
Glaucoma é uma das doenças que pode receber um tratamento melhor quando descoberta mais cedo. A doença leva a cegueira e através do exame do ‘Fundo do Olho’. Com uma lente o oftalmologista observa o nervo óptico, além da retina e dos vasos.
“Nesse nervo óptico nós observamos o centro dele que é um pequeno orifício. E quando ele se apresenta aumentado nós suspeitamos de Glaucoma. Com a doença diagnosticada com antecedência é realizado o tratamento e a cegueira é evitada”, explica César Faro, oftalmologista.
O exame deve ser realizado de uma vez por ano ou quando houver uma solicitação médica. No caso da Catarata o exame não consegue diagnosticar com o ‘Fundo do Olho’. O exame não diagnostica a Catarata, pois ela é uma lente que nós temos no olho. O diagnóstico é feito por outro aparelho onde o paciente, com a pupila dilatada, é analisado pelo especialista no biomicroscópio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário