sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Futuro Ford Fiesta brasileiro mostra a cara no Salão de Paris


Modelo apresentado na França estará no Salão de São Paulo.
Fusion e Focus também são promessas para o evento em outubro.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em Paris - A jornalista viajou a convite da Anfavea

A Ford só quer falar de EcoSport no Salão de Paris, mas o seu estande mostra dois carros extremamente importantes para o mercados brasileiro, os repaginados New Fiesta e Focus. Ambos devem aparecer também no Salão de São Paulo ao lado da nova geração do Fusion. De acordo com fonte ligada à montadora, o New Fiesta mostrado aqui não mudará em nada o visual para ser fabricado no Brasil, terá somente ajustes mecânicos e nem todos os itens de série.
Ford New Fiesta no Salão de Paris  (Foto: Divulgação)Ford New Fiesta foi repafinado no Salão de Paris (Foto: Divulgação)
O motor será o mesmo Sigma 1.6, ou seja, Ecoboost, o propulsor mais moderno da Ford, está descartado para este modelo.
A montadora não revela qual planta receberá o New Fiesta, se Camaçari (BA), onde é fabricado atualmente o Fiesta Rocam, ou São Bernardo do Campo (SP). No entanto, como o novo compacto que entrará no lugar do atual Ka - talvez com o mesmo nome - é desenvolvido em Camaçari e a nova fábrica de motores será também no complexo baiano, a chance maior é de o New Fiesta ficar em São Bernardo, onde a Ford já anunciou investimento.
Ford colocou o Focus 1.0 Titanium em posição inusitada (Foto: AP Photo/Christophe Ena)Ford colocou o Focus 1.0 Titanium em posição inusitada (Foto: AP Photo/Christophe Ena)
Sobre o novo propulsor a ser produzido em Camaçari, ele será um três cilindros que "pode ou não ser um Ecoboost", segundo a fonte. A dificuldade é introduzir o sistema flex neste tipo de motor, o que acarreta em aumento de custos. Já o Focus renovado, segundo a apuração do G1 em Paris, deve chegar na metade do ano que vem ao Brasil.
Fiesta e o motor Ecoboost (Foto: REUTERS/Christian Hartmann)Fiesta e o motor Ecoboost (Foto: REUTERS/Christian Hartmann)
Europeu quer saber do EcoSport
O global EcoSport aparece na Ford como a grande novidade da marca americana na Europa. No início deste mês, a montadora anunciou que o SUV desenvolvido no Brasil seria vendido naquele mercado. De diferença da versão brasileira, apenas alguns ajustes na suspensão, motor que não é flex (deverá haver versão a gasolina, com o bloco Ecoboost 1.0, e a diesel) e itens de série, como a larga lista de equipamentos de segurança, como airbags e sistemas de estabilidade.
O mistério da Ford sobre o carro é tão grande que chega a desanimar o visitante. De acordo com o responsável pelo lançamento do modelo no mundo, Nick FitzGerald, os preços ainda não serão divulgados e nem quais países receberão o carro. "Nos próximos 18 meses lançaremos o EcoSport em 27 países na Europa. É o que posso dizer", afirma Fitzgerald.
Ford EcoSport no Salão de Paris (Foto: Divulgação)Desenvolvido no Brasil, EcoSport é destaque da marca no Salão de Paris (Foto: Divulgação)
O foco da Ford está na previsão de crescimento do segmento de SUVs no mercado europeu. "Ele deve crescer 50% nos próximos três anos", afirma o diretor executivo de design para Europa, Ásia e Pacífico.
Nova geração do Fusion
Os jornalistas brasileiros vão testar a nova geração do Fusion em outubro, pouco antes do Salão de São Paulo. Por isso, poucas informações sobre o carro são confirmadas pela Ford. Ele chegará, inicialmente, com a versão Ecoboost 2.0, mas logo deverá receber o motor 2.5 da picape Ranger.
Kuga
Outro SUV que chama a atenção no estande e concorre com modelos como o Volkswagen Tiguan é o Kuga. Não há previsões de o modelo ser lançado no Brasil, mas a Ford confirma que estuda a viabilização do modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário