domingo, 2 de setembro de 2012

Evento em Santarém discute seleção indígena para universidade no Pará


Etnias da região do Tapajós devem participar da programação da Ufopa.
No Pará as quatro universidades públicas usam cota para indígenas.

Glauce Monteiro Do G1 PA

No período de 4 a 6 de setembro a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) organiza um encontro para discutir sua política de cotas para indígenas, a metodologia da reserva de vagas para os índios no próximo vestibular e ainda ações que buscam a permanência dos universitários índios na instituição. O II Seminário para a Formulação das Diretrizes do Edital do Processo Seletivo Indígena 2013 acontece Amazônia Boulevard  na cidade de Santarém, na região oeste do Pará, e conta com a presença de representantes das etnias localizadas no Tapajós.
Professores indígenas formados devem garantir ensino bilíngue em aldeias no oeste do Pará. (Foto: Alexandre Moraes/UFPA)No Pará todas as universidades públicas possuem cotas para índios. (Foto: Alexandre Moraes/UFPA)
O evento contará com palestras de estudantes indígenas da Ufopa e representantes de outras universidades da Amazônia que usam reserva de vagas para integrantes de etnias indígenas como a Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
“Vamos ampliar o debate com as comunidades acadêmica e indígena para discutir processos seletivos diferenciados e cursos de graduação específicos para indígenas”, explica a antropóloga Carla Ramos, que junto com a professora Myrian Barboza coordena a Comissão do PSE indígena 2013 da instituição.
Todas as universidades públicas do Pará têm cotas para índios
No último vestibular, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) ofertou 1200 vagas no seu processo seletivo, além de 50 vagas destinadas exclusivamente à candidatos indígenas.
  •  
No Vestibular 2012 do Pará, as quatro universidades públicas ofertaram ao todo 422 vagas específicas para indígenas. (Foto: Alexandre Moraes/UFPA)No Vestibular 2012 do Pará, as quatro
universidades públicas ofertaram ao todo 422
vagas específicas para indígenas. (Foto: Alexandre
Moraes/UFPA)
Já a Uepa criou um curso de graduação específico em Licenciatura Intercultural Indígena que ofertou 100 vagas para índios das tribos Tembé, Suru e Gavião no campus da universidade em São Miguel do Guamá, no nordeste do estado.
Por outro lado, a Universidade Federal do Pará (UFPA) oferta a cada ano duas vagas extras em todos os cursos mantidos pela instituição especificamente para estudantes de origem indígena. Em 2012, foram 352 vagas.
A Universidade Federal Rural do Pará (UFRA) também mantém reserva de vagas à estudantes indígenas. A cada vestibular um percentual de vagas é destinado a alunos da rede pública em proporção ao número total de inscritos. Do total de vagas ofertadas por este tipo de cotas, 20% é para estudantes autodeclarados negros ou pardos e 5% aos que se declaram índios. No último processo seletivo 20 estudantes indígenas participaram da seleção.
ServiçoEvento sobre o processo seletivo para índios na Ufopa
4 a 6 de setembro
Amazônia Boulevard, em Santarém
Mais informações pelo telefone (93) 2101-6519 e pelo e-mail: pse.ufopa@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário