Gerador do Hospital Regional de Itacoatiara não foi utilizado após blecaute.
Equipamento danificado prejudicou continuidade dos atendimentos.
Direção do hospital disse que responsabilidade é
do Estado (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Após uma explosão em um dos grupos de geradores da Eletrobras Amazonas Energia, o município de Itacoatiara, localizado a 176 quilômetros de Manaus, teve o fornecimento de energia elétrica interrompido na noite de sexta-feira (31). O atendimento aos pacientes da principal unidade de saúde da cidade, o Hospital Regional José Mendes, foi prejudicado em virtude da inoperância do gerador da instituição.do Estado (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Durante o blecaute em Itacoatiara, seis pessoas vítimas de um acidente de trânsito recebiam atendimento no Hospital Regional José Mendes. O gerador da unidade de urgência e emergência, que deveria restabelecer o fornecimento no hospital, estava desativado, gerando pânico nos pacientes e familiares que estavam no local no momento do blecaute.
De acordo com a TV Itacoatiara, os familiares das vítimas tiveram que providenciar lâmpadas de emergências para que fosse dada continuidade aos atendimentos. Apesar do diretor do Hospital Regional José Mendes, Braz Souza, não ter concedido esclarecimentos mais precisos do problema, ele alegou que a responsabilidade é do Governo do Estado do Amazonas. O gestor também não soube informar quanto tempo o Grupo Gerador estar danificado.
Confusão
Em menos de uma semana, esse o segundo problema registrado na unidade hospitalar. Na tarde desta terça-feira (28), um homem ficou ferido depois de discutir com um paciente que aguardava atendimento no hospital.
Segundo a polícia, os dois homens estavam na recepção da unidade de saúde quando a discussão começou. Um deles feriu o outro com uma faca. O homem ferido passa bem.
Na fuga, o acusado de tentativa de homicídio foi detido por populares e preso pela Polícia Militar. Na ocasião, a direção do hospital se negou a falar sobre o caso.
Problemas no transformador
De acordo com informações da Eletrobrás Amazonas Energia, houve um problema no transformador da usina de abastecimento de Itacoatiara que durou aproximadamente 30 minutos. Segundo a empresa de energia elétrica, o problema foi resolvido nesta sexta mesmo e que a Eletrobrás conta com máquinas novas e dois produtores de energia elétrica independentes.
Procurada pelo G1, a Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam) informou que o gerador do hospital quebrou após a interrupção do fornecimento de energia na cidade. Segundo as informações da pasta, a Eletrobrás Amazonas Energia priorizou a unidade de saúde no processo de reabastecimento de energia elétrica.
A secretaria informou ainda que o blecaute não afetou diretamente os envolvidos em acidente de trânsito que, segundo a Susam, aconteceu antes da falta de iluminação tomar conta da cidade. De acordo com a diretoria do hospital, as vítimas receberam o atedimento necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário