Evento quer discutir e avaliar ações desenvolvidas para prevenir a doença.
Segundo a Sespa, só em 2012 já foram confirmados 35 casos no Pará.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), o Pará é responsável por 80% dos registros de casos da doença de Chagas no Brasil. Em 2012, um paciente morreu e outros 35 casos da doença foram confirmados no estado.
Aumento no número de casos
Segundo dados da Sespa, em 2011 foram registrados 141 casos da doença de Chagas no Pará, a maioria por transmissão oral. O alto índice estaria relacionado ao consumo de açaí na região, já que os picos de registros coincidem com a safra do fruto. Esta provável associação tem levado pesquisadores a investigar a relação direta da incidência da doença com o consumo do fruto, quando manipulado de maneira incorreta.
De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Doença de Chagas, Elenild Góes, “o aumento de casos também reflete o esforço das autoridades em favor de um diagnóstico mais precoce possível”. Segundo a coordenadora, o objetivo é que os pacientes sejam diagnosticados e tratados antes que a doença evolua para a fase crônica.
Segundo a Sespa, os sintomas mais comuns da doença são febre, calafrios, manchas vermelhas na pele, dores de cabeça e enjoos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário