sábado, 25 de agosto de 2012

'Imperatriz' prepara recepção para Festa do Divino de 2013 em Rondônia


Alice,74 anos, recepciona comitiva de peregrinos desde 1983.
A festa percorre o Vale do Rio Guaporé celebrando o Espírito Santo.

Flávio Godoi Do G1 RO

Dona Alice já engorda frangos para a Festa do Divino do próximo ano (Foto: Flávio Godoi/G1)Dona Alice já engorda frangos para a Festa do Divino do próximo ano (Foto: Flávio Godoi/G1)
O município de Pimenteiras do Oeste, RO, deve ser a cidade anfitriã  da Festa do Divino em 2015. A última ocasião foi em 2008. Porém para dona Alice Serath, de 74 anos, mesmo o município não sendo o palco principal da comemoração a festa é comemorada em sua casa anualmente.
Integrante da Irmandade do Divino, que em Pimenteiras do Oeste possui mais de 100 membros, dona Aline oferece um café da manhã e um almoço para a romaria do Divino que passa pelo município seguindo o Rio Guaporé até a cidade escolhida como local da grande festa.
“A comitiva passa por Pimenteiras e já sabe que o ponto de descanso e recarga das energias é a minha casa”, conta. Localizada às margens do Rio Guaporé, a casa de dona Alice é um ponto estratégico para o desembarque dos peregrinos que só realizam o trajeto pelo rio.
A devoção de dona Alice vem de quase três décadas quando em 1983 foi eleita a primeira imperatriz da Festa do Divino no município que ainda era território pertencente a Cerejeiras.
“Fui a primeira imperatriz do município, mas nunca deixei de fazer as funções do cargo”, afirma. A imperatriz e o imperador possuem a tarefa de reger a festa cuidando dos detalhes para que os ritos sejam realizados como mandam a tradição.
No próximo ano, o local escolhido para celebrar a festa é a comunidade de Pedras Negras, do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, no estado de Mato Grosso. A comemoração, que acontece nos meses de abril e maio, já pode, no entanto, contar com o empenho de dona Alice que comprou recentemente pintinhos que estão sendo criados para serem servidos no tradicional almoço.
“São só comidas típicas. Esses franguinhos eu comprei e estou engordando-os para serem abatidos na próxima vez que a comitiva passar por aqui”, revela.
Em 2014 a comemoração do Divino Espírito Santo será realizada em Rolim de Moura, RO, e no ano seguinte em Pimenteiras do Oeste.
A Festa do Divino
Segundo Vanderlice Serath, filha de dona Alice, coordenadora da Comunidade São Pedro, vinculada à Paróquia de Cerejeiras, a Festa do Divino tem o objetivo de relembrar a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos.
“O símbolo da celebração é a coroa trazida de Vila Bela da Santíssima Trindade por uma família de escravos há 155 anos. Desde então, a coroa percorre o Rio Guaporé do trecho do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques até Vila Bela novamente, cada ano ficando em uma cidade que inclui distritos brasileiros e bolivianos”, conta.
Em 2011 a festa foi realizada na cidade de Piso Firme, na Bolívia, local onde a coroa permanece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário