quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Empresários recorrem a consultores para evitar prejuízos e falência


Quase metade das empresas fecha até o 3º ano de atividades, diz IBGE.
Com dicas de especialistas, gestores recuperam vendas e expandem lucros.

Do G1 MS, com informações da TV Morena

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 48% das novas empresas fecharam as portas antes de completar três anos de atividades, entre 2007 e 2010. Para evitar prejuízos ou mesmo a falência, muitos empresários têm recorrido a ajuda de consultores e especialistas.
Em uma loja de calçados em Campo Grande, os investimentos em planejamento estratégico e qualificação profissional dos colaboradores começaram há sete anos, quando o movimento de caixa estava fraco e a margem de lucro, reduzida. Com a ajuda profissional, os gerentes perceberam que o perfil da clientela havia mudado. A loja, que antes vendia para pessoas das classes A e B, passou a atender clientes com menor poder aquisitivo. Isso fez com que a empresa oferecesse produtos mais populares, com preços menores e formas de pagamento facilitadas.
O esforço deu resultado, e desde que as mudanças foram adotadas, as vendas crescem em média 15% ao ano. A loja conseguiu fidelizar a clientela. "Tudo é planejado para que o produto esteja na mão do cliente, na quantidade certa e com o melhor preço", diz o supervisor comercial Marcelo Godoy.
A empresa de Bruno Batista Gonzaga quase entrou para as estatísticas negativas. Ele conta que teve dificuldades quando as vendas da iogurteria começaram a cair pela metade, logo no segundo ano de funcionamento. O empresário decidiu buscar ajuda de um consultor. A empresa expandiu a gama de produtos comercializados e investiu em divulgação. Como resultado, o movimento na loja aumentou 40% nos últimos dois meses. "O aprendizado é que a gente sempre tem de buscar informação e novidades, pensando no negócio", diz.

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