Quase metade das empresas fecha até o 3º ano de atividades, diz IBGE.
Com dicas de especialistas, gestores recuperam vendas e expandem lucros.
Em uma loja de calçados em Campo Grande, os investimentos em planejamento estratégico e qualificação profissional dos colaboradores começaram há sete anos, quando o movimento de caixa estava fraco e a margem de lucro, reduzida. Com a ajuda profissional, os gerentes perceberam que o perfil da clientela havia mudado. A loja, que antes vendia para pessoas das classes A e B, passou a atender clientes com menor poder aquisitivo. Isso fez com que a empresa oferecesse produtos mais populares, com preços menores e formas de pagamento facilitadas.
A empresa de Bruno Batista Gonzaga quase entrou para as estatísticas negativas. Ele conta que teve dificuldades quando as vendas da iogurteria começaram a cair pela metade, logo no segundo ano de funcionamento. O empresário decidiu buscar ajuda de um consultor. A empresa expandiu a gama de produtos comercializados e investiu em divulgação. Como resultado, o movimento na loja aumentou 40% nos últimos dois meses. "O aprendizado é que a gente sempre tem de buscar informação e novidades, pensando no negócio", diz.
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