Celso Andrade, 83 anos, humilhado pelos supostos Tupinambás
Jovencio, 77 anos e Maria de Lourdes
Juvenal, 71 anos, teve tudo saqueado e posto pra fora de casa
A região do Sul da Bahia está vivendo novamente uma onda de invasões de propriedades por parte de supostos índios da tribo indígena Tupinambá de Olivença. Desta vez os alvos são idosos que muitas vezes são feitos de refém do bando que chega fortemente armado às propriedades, saqueando tudo que encontram pela frente.
Na região de Ilhéus, por exemplo, já são contabilizadas nos últimos dias mais de doze propriedades invadidas e saqueadas por um grupo armado e altamente violento.
Agricultores na PF para pedir proteção
Segundo seu Juvêncio, 77 anos, a sua propriedade de apenas 33 hectares foi invadida por supostos índios que fizeram uma verdadeira devassa, levando o cacau e toda produção agrícola, além de outros pertences.
Outra fazenda também invadida foi a São Sebastião, de apenas 12 hectares, os elementos nem tomaram conhecimento que que ali morava um casal de de 83 anos de idade e são proprietários herdeiros, portanto, mas de 200 anos. Segundo os proprietários, os elementos fantasiados de índios e fortemente armados os escorraçaram de sua casa, não tendo agora onde morar.
A perversidade, aliada a uma boa dose de impunidade, não para por aí. Atacaram também a Fazenda de seu Gregório Clemente de 79 anos, na região de Sant’aninha, em Ilhéus. A propriedade possui 25 hectares e pertence a seis irmãos, o que dá menos de 5 hectares para cada parte. Por volta das seis hora da manhã, um bando armado invadiu a sua casa, expulsando o casal, e, segundo ele, ainda fizeram deboche na cama do morador. Agora, sem ter para onde ir estão passando por privações sérias, inclusive por problema de saúde, o que pode agravar a situação.
Semelhante aconteceu com senhor Moaci, 66 anos, que além de ter sua propriedade tomada à força, teve todos os seus pertences subtraídos.
Um fato interessante nessas invasões é o descaso que esse bando tem com a determinação judicial, pois, a fazenda de seu Juvenal, na mesma região, foi reintegrado por ordem da justiça, mesmo assim voltaram a invadir no último final de semana. O caso ainda mais grave está na Região de Buerarema, onde a Policia Federal não conseguiu fazer uma reintegração de posse expedida a quase dois anos, visto que, nas vezes em que a PF foi ao local, os supostos índios disseram para o Oficial de Justiça e aos policiais, conforme registrado nos altos, "que assim que saírem , eles voltarão". Promessa feita, promessa cumprida! Mesmo assim, ninguém é preso por resistência ou desobediência judicial, o que os leva a fazerem o que bem querem.
Desse jeito vale apena ser índio nesse país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário