domingo, 29 de julho de 2012

Produção de sorgo tem queda, mas agricultores estão otimistas com safra


Em Jataí, no sudoeste de Goiás, produtores reduziram 12% da área cultivada.
Entretanto, fazendeiro afirma que resultados estão superiores a 2011.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Devido aos prejuízos da última safra, os produtores de sorgo reduziram a área de plantação neste ano, em Jataí (GO), maior produtor do grão no estado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta safra será aproximadamente 12% menor em relação a 2011. Somente na propriedade do agricultor Fernando Inácio Cardoso a área de cultivo foi reduzida em 68%.

Entretanto, o produtor rural revela que está satisfeito com o resultado dos 110 hectares plantados, 260 a menos em relação a safra anterior. “O ano passado a produtividade foi terrível. As chuvas cortaram um pouco mais cedo e, consequentemente, tivemos muitos prejuízos. Porém, neste ano o clima foi totalmente favorável e estamos tendo uma ótima produtividade. Se soubesse que o tempo seria bom assim, tinha plantado uma área maior”, ressalta Fernando Inácio Cardoso.

Segundo ele, o investimento na adubação também contribui no desenvolvimento do grão. “Aumentei o uso de fertilizantes na lavoura. A expectativa é colher 81 sacas por hectare, resultado que é quase o dobro do ano passado. A área plantada neste ano foi menor, mas não tenho do que reclamar, pois, a produtividade estão sendo excelentes. Agora é só continuar planejando para fazer o plantio na hora certa”, conclui o produtor rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário