Um dos casos é de Éder Oliveira, que teve ajuda de consultor do Sebrae.
Empresária Stela Lobato também recebeu orientação.
Uma loja em Taguatinga, no Distrito Federal, surgiu para atrair uma clientela que busca camisetas modernas e roupas com estilo.
O empresário Éder Oliveira abriu a loja com experiência na fabricação das peças, mas nenhum conhecimento em gestão. Resultado: logo de entrada, já tinha uma dívida de mais de R$ 300 mil. Somente sobreviveu com a ajuda de um consultor do Serviço Brasileiro e Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Foi feita uma análise do setor financeiro da empresa e criado um plano de ação detalhado.
Dois anos depois, a loja não deve para ninguém e cresce a cada mês. “Com essa expertise, com o conhecimento das ferramentas, gerenciar de forma correta, ter dados, estudar, interpretar, mudar, analisar. Então tudo isso hoje, graças a Deus, fez diferença no negócio e agora é só crescer”, diz o empresário.
Oliveira contou com o apoio do Sebrae Mais, conjunto de soluções para empresas avançadas - aquelas que têm mais de dois anos, no mínimo nove funcionários e que já resolveram questões básicas de gestão.
“Os produtos Sebrae Mais são bem flexíveis, o tempo pode ser um tempo duradouro, mas não em sala de aula, porque a gente tem acompanhamento de consultorias, que flexibilizam bastante esse acompanhamento pelos empresários”, diz Karina Monteiro de Almeida, do Sebrae de Brasília.
Uma das consultorias definiu um novo visual para a loja. Os móveis agora têm rodinhas e tudo pode mudar de lugar a qualquer momento. Os espelhos dão a impressão que o espaço é maior. A iluminação destaca as cores das roupas e do ambiente. Já no provador é ao contrário: a luz é mais fraca, para esconder rugas e aquelas gordurinhas a mais do cliente.
Outra lição importante: no curso de estratégia, o empresário aprendeu a diversificar os produtos. Hoje, a marca está em camisetas, calças, vestidos, bonés e calçados.
Mil peças são vendidas por mês. Outras 2 mil unidades são fornecidas para 15 lojas de Brasília, Minas Gerais e Paraíba. Só em 2011, o faturamento aumentou 50%. E o empresário já tem o negócio planejado para os próximos 20 anos. “Vai virar uma rede de franquia, de varejo, de e-commerce também."
Resultados
A empresária Stela Lobato também mudou a gestão do negócio com orientação do projeto Sebrae Mais. E já colhe resultados. Ela tem uma academia que ensina disciplinas para 160 crianças, como recreação, dança e música.
No Sebrae Mais, a empresária estudou gestão financeira e contratou um profissional para o setor. Agora, sobra mais tempo para ela investir na parte pedagógica da academia e cuidar do futuro da empresa. O planejamento prevê uma expansão ainda maior. A meta agora é encontrar um novo ponto e inaugurar até 2013 uma academia com piscina, atividade que vai trazer mais clientes para a empresa.
“A natação é importante porque é um quesito de segurança. Brasília tem muitos clubes, casas com piscina”, revela.
Em 2012, continua o programa do Sebrae Mais. A meta é atender a um número maior de empresas. “Em 2011, o Sebrae DF atingiu pouco mais de 600 pequenas empresas e para 2012 a gente pretende superar essa meta atingindo pelo menos 800 pequenas empresas”, diz Karina Monteiro de Almeida.
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