quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Obrigatoriedade de câmera traseira em carros é adiada nos EUA


Montadoras afirmam que equipamento de segurança é muito caro.
Medida defendida no país é para diminuir mortes de crianças e idosos.

Do G1, com informações da Associated Press
Discovery na quarta geração (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)Medida visa melhorar visão traseira especialmente
de picapes e SUVs (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
A obrigatoriedade de equipamento de série para proteção de pedestres, especialmente crianças, na parte traseira do carro é adiada mais uma vez nos Estados Unidos. A queixa é das montadoras, que afirmam que o equipamentos de segurança composto por sensores e câmeras são demasiadamente caros.
Em uma carta ao Congresso, o secretário de Transportes do país, Ray LaHood, disse que seu departamento precisa de mais tempo para "investigação e análise de dados" antes que ele possa emitir regulamentos às montadoras. No entanto, a carta não mencionou preocupações da indústria automobilística.
Há mais de um ano, a National Highway Traffic Safety Administration (entidade responsável pela segurança viária no país) propôs a exigência de equipamento para melhorar a visão traseira dos carros novos, o que seria necessário, na maioria dos casos, de câmeras de vídeo na parte de trás do carro com telas no painel. A obrigatoriedade deveria ser aplicada por etapas até o ano de 2014, aplicando-se todos os carros e comerciais leves.
O padrão novo de visibilidade traseira era exigido por uma lei que o Congresso aprovou em 2008, em resposta a dezenas de acidentes em que as crianças foram atropeladas. A questão em particular, eram pontos cegos em veículos esportivos utilitários e picapes grandes.
Cerca de 300 pessoas são mortas e 18 mil feridas a cada ano por causa de acidentes com a marcha à ré engatada, segundo dados da NHTSA. Muitos ocorrem em calçadas e estacionamentos. Quase metade das mortes envolvem crianças menores de 5 anos de idade. Os idosos também são vítimas frequentes, de acordo com o levantamento.
US$ 2,7 bilhões em custo
Representantes da associação local das fabricantes de automóveis se reuniram com funcionários da Casa Branca em dezembro do ano passado sobre as regras propostas. Documentos trazidos à reunião e publicados pela Casa Branca pediam que a obrigatoriedade de equipamento se limitasse a apenas espelhos retrovisores maiores ao invés de câmeras.
O argumento era o custo das câmeras para a indústria, que poderia chegar a US$ 2,7 bilhões por ano. Já os espelhos diferenciados acarretariam em custos adicionais de US$ 1 bilhão.
"Nós pedimos ao governo para explorar todas as opções, incluindo espelhos com um amplo campo de visão", disse o vice-presidente da associação, Gloria Bergquist. "Há uma variedade de ferramentas que poderiam ser usadas. As câmeras estão disponíveis, e muitas pessoas estão comprando, por isso seria dar aos consumidores mais opções para quem quer pagar por essas tecnologias."
No entante, Clarence Ditlow, diretor executivo do Center for Auto Safety, um grupo de consumidores que defende a seurança veicular, disse que desde que o sistema como opcional é uma má idéia, especialmente porque as vítimas não são os motoristas, mas sim aqueles que estão fora do carro. "A segurança deve ser para todos”, disse ele. "Claro, um espelho vai ser mais barato, mas somente um espelho é suficiente para garantir a segurança? A resposta é não."
Ditlow argumenta os espelhos só funcionam quando o motorista lembra de usá-los. “Mas os sistemas de câmera, que incluem sensores de alarme sonoro, alertam os condutores para a presença de uma pessoa atrás do veículo”, argumenta.
O governo estima que os sistemas de vídeo acrescentaria de US$ 159 a US$ 203 para o custo de cada novo veículo. Mas se o veículo já tem GPS de tela embutido, o custo pode ser mais baixo, de cerda de US$ 58.
As montadoras também estão preocupados que o efeito cumulativo das normas de segurança federais, que está elevando o preço médio de um carro novo, agora de cerca de US $ 25 mil.
Nos Estados Uniso, cerca de 45% dos carros modelo 2012 têm câmeras retrovisores como equipamento de série, de acordo com a KidsAndCars.org, um grupo de segurança que defendeu a aprovação da lei de 2008. As câmeras são uma opção adicional em 23% dos modelos.

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