quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Jaguar mostra a perua XF Sportbrake antes de estreia


Modelo de luxo com 550 l de porta-malas será atração em Genebra.
Design tenta inovar segmento com grandes lanternas de LED.

Do G1, em São Paulo

Mais uma vez a marca de luxo britânica Jaguar tenta emplacar um modelo perua. Após o não tão feliz X-Type Sportwagon, agora ela apresenta antes do Salão de Genebra o Jaguar XF Sportbrake, carro que será um dos destaques da montadora no evento suíço.
Jaguar XF Sportbrake estreia no Salão de Genebra (Foto: Divulgação)Jaguar XF Sportbrake estreia no Salão de Genebra (Foto: Divulgação)
As características mais marcantes do novo modelo são as grandes lanternas de LED e os 550 litros de capacidade do porta-malas — pouco, se comparar com concorrentes como Audi A6 Avant e BMW Série 5 Touring. Com os bancos rebatidos, o volume total aumenta para 1.675 litros. Toques adicionais incluem a linha de assinatura prata correndo por todo o comprimento do carro e o preto brilhante usado na coluna C.
Perua da Jaguar, a XF Sportbrake, tem 550 l de capacidade do porta-malas (Foto: Divulgação)Perua da Jaguar, a XF Sportbrake, tem LEDs na iluminação interna (Foto: Divulgação)
Para justificar o seu lado mais prático, o Sportbrake vem equipado com controle remoto para rebater os bancos e luzes LED adicionais para o chão, quando a porta traseira é aberta. O porta-malas pode ser dividido ainda em três partes e há ainda uma bandeja instalada sob a área de carga para armazenar itens valiosos.
O modelo mede 1,87 m de largura e tem distância entre-eixos de 2.90 m, assim como a versão sedã. No entanto, a perua é 5 mm mais comprida a 4,96 m e oferece ainda 48 mm a mais de altura. De acordo com a Jaguar, a transformação do sedã adicionou pouco menos de 70 kg para o peso final do carro.
Perua da Jaguar, a XF Sportbrake, tem 550 l de capacidade do porta-malas (Foto: Divulgação)Perua da Jaguar, a XF Sportbrake, tem 550 l de capacidade do porta-malas (Foto: Divulgação)
A montadora afirma que o Sportbrake XF oferece idênticos atributos dinâmicos em relação ao modelo sedã, mantendo o nível da altura em relação ao solo, mesmo quando totalmente carregado.
"O uso de suspensão a ar nos permitiu criar um carro que capta a combinação única de requinte da Jaguar e excelentes capacidades dinâmicas, independentemente de sua carga", afirmou em nota o engenheiro-chefe da Jaguar, Mike Cruz.
Jaguar XF Sportbrake terá duas opções de motores a diesel (Foto: Divulgação)Jaguar XF Sportbrake terá duas opções de motores a diesel (Foto: Divulgação)
As opções de motores são a diesel, um 2.2 de quatro ciclindros e outro 3.0 de seis cilindros. O conjunto tem ainda transmissão automática de oito velocidades. A Jaguar desenvolve uma versão a gasolina com propulsor V8, que será lançada posteriormente.
O novo XF Sportbrake fará sua estreia pública no Salão de Genebra, que abre para a imprensa especializada no dia 6 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário