Diferencial encontrado por turistas no Circuito é a hospedagem em grupos.
Quem opta pelo passeio, pode conhecer 28 empreendimentos no caminho.
Portal é o ponto de partinda para o Circuito Turístico Paraju (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Um dos diferenciais do Circuito é a variada oferta de hospedagem para grupos. O primeiro a adotar esse esquema na região, há mais de 15 anos, foi o empreendedor Vitalino Fermo, que possui um sítio transformado também em pousada. "A gente quer passar para o turista a liberdade de sentir como se estivesse em um sítio dele. Temos uma pessoa que fica responsável pela manutenção, mas a liberdade de fazer o que quer é do turista", disse.
Os turistas aprovam a ideia e costumam se hospedar levando a família ou com grupos de amigos. "Hoje, por exemplo, o dono do sítio sou eu. A gente está aqui com um grupo de pessoas de mais de 40 anos, mas t6em também de todas as gerações, e essa integração é muito importante", contou o aposentado Rui Ferreira, hóspede da pousada de Vitalino.
Outro sítio que faz parte do Circuito pertence ao proprietário rural Ricardo Viana e é a primeira pousada encontrada pelos turistas no caminho. A cachoeira que forma uma piscina natural no quintal da propriedade é um grande atrativo.
"Ainda não foi batizada, mas sinto que os turistas que passam por aqui se sentem muito criativos e adoram dar nomes para a cachoeira. De repente a gente pode fazer até uma enquete para escolher o melhor", brincou Viana. O preço da diária nesse sítio fica por R$ 120 o casal, mas por conta da hospedagem em grupos aceita-se, no mínimo, cinco casais.
Seguindo o caminho, os turistas podem encontrar outras pousadas, cada uma com seu diferencial, que vai desde aquela com um campo de futebol até a que tem pista de boliche. Em uma delas há ainda a produção de mudas de vegetação nativa, o que ajuda na preservação da Mata Atlântica.
O visitante que passa pelo local sem a intenção de se hospedar também têm como opção de passeio trilhas ecológicas. Eles encontram ainda boa comida, produtos caseiros, artesanato em tecido e madeira, cachaças, vinhos e licores especiais. Além do Circuito Turístico Paraju, Domingos Martins possui também outros cinco circuitos.
Como chegar
O acesso é feito pelas rodovias BR-262 e ES-470. O circuito fica 34 quilômetros depois da sede de Domingos Martins, na Região Serrana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3249-1215 ou pelo e-mail circuitoturisticoparaju@gmail.com.
Confira o mapa do Circuito Turístico Paraju (Foto: Divulgação/ Circuito Turístico Paraju)
miha sidade natal otimo lugar!!!!
ResponderExcluir