terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Temporal provoca vendaval e prejuízos na região sul do RS


Ventos chegaram a 95 km/h na cidade de Rio Grande, diz Inmet.
Cerca de 63 mil residências ficaram sem energia elétrica na região sul.

Do G1 RS

Tempo fechou na região sul do estado (Foto: Mauricio Gasparetto/RBS TV)Chuva e ventos fortes atingiram a cidade de Rio Grande, no sul do RS (Foto: Mauricio Gasparetto/RBS TV)
A massa de ar seco que provocou calor sufocante em praticamente todo o Rio Grande do Sul nos últimos dias está perdendo força. Na tarde desta terça-feira (24), uma frente fria chegou ao estado e já provocou chuva e vento forte em diversas cidades, principalmente na região sul e na fronteira oeste. Em Rio Grande, a ventania chegou a atingir 95 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O temporal atingiu Rio Grande por volta das 15h e causou estragos. Dois galpões da empresa Quip, no polo naval, tombaram. Os mais de mil trabalhadores da companhia foram retirados do local, e o Corpo de Bombeiros mobilizado. Na contagem dos funcionários, foi constatado que ninguém sofreu ferimentos.
Temporal Uruguaiana (Foto: Reprodução/RBS TV)Em Uruguaiana, na fronteira oeste, choveu forte
pela manhã (Foto: Reprodução/RBS TV)
No parque São Pedro, a cerca de 10 quilômetros do centro de Rio Grande, pelo menos 15 residências foram destelhadas. Algumas casas também foram atingidas às margens da ERS-734, estrada que liga Rio Grande à praia do Cassino. Na rua 1º de maio, oito bombeiros foram mobilizados para retirar uma árvore que caiu sobre o telhado de uma casa.
A Marinha informou que uma aeronave que estava sobrevoando a região da cidade de São José do Norte na hora do temporal foi obrigada a fazer um pouso forçado na localidade do Estreito para aguardar o tempo melhorar.
Em outros municípios da região sul, milhares de residências ficaram sem luz. De acordo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), cerca de 63 mil casas foram atingidas. Até o momento, 19 cidades tiveram problemas com o fornecimento de energia elétrica. A assessoria de imprensa da companhia informou que 60 equipes trabalham no local.
Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o temporal chegou pela manhã. Por volta das 8h o céu escureceu e choveu forte. Segundo a estação meteorológica do aeroporto Rubem Berta, choveu cerca de seis milímetros. Em Quaraí, as rajadas de vento atingiram os 87 quilômetros por hora. Até o momento, não há registros de estragos na cidade.
A previsão do Inmet indica que a instabilidade atingirá também outras regiões do estado. Em Porto Alegre e no litoral norte, a chuva deve chegar entre o final da tarde e o início da noite desta terça-feira (24). Na capital gaúcha, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) montou uma operação de emergência para o caso de temporal. Segundo a empresa, 450 homens estarão nas ruas para atender possíveis ocorrências com semáforos danificados, recuperação de placas e postes e orientar motoristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário