G1 monta roteiro com 10 pontos do Centro Histórico de João Pessoa.
Belezas arquitetônicas e a história da cidade se fundem.
Centro histórico de João Pessoa tem bela vista dopôr do sol (Foto: Rammom Monte/G1)
Fundada em 1585, com o nome de Nossa Senhora das Neves, João Pessoa é considerada a terceira capital de estado mais antiga do Brasil, e conta com um grande acervo histórico-cultural. Tombado pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Centro Histórico de João Pessoa abrange 502 edificações e uma área de ceaproximadamente 370 mil m².
Ao todo, segundo dados da Arquidiocese da Paraíba, a capital paraibana conta com 11 igrejas tombadas, tanto pelo IPHAN, como também pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) (Confira os nomes das igrejas e as datas de tombamento no quadro abaixo). Pensando nisto, o G1 decidiu fazer um roteiro turístico que perpassa pelos principais pontos do Centro Histórico da cidade. O roteiro pode ser feito de carro ou a pé para os que têm mais disposição. Há também empresas turísticas que realizam este passeio.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na capital(Foto: Rammom Monte / G1 PB)
Após conhecer o Centro Cultural São Francisco, o visitante pode se encaminhar para o ponto aonde a cidade nasceu, onde foi construída a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, localizada na Praça Dom Ulrico, ainda no Centro da capital. Depois de visitar a Catedral, o turista pode ir para o Mosteiro de São Bento, localizado na Avenida General Osório, Centro, e que fica a 500 metros de distância da Catedral.
Caso o turista decida fazer este roteiro em um dia de sábado, ele não pode deixar de conhecer a Praça Barão do Rio Branco, localizada na Avenida Duque de Caxias, onde, todos os sábados a partir do meio dia, acontece o “Projeto Sabadinho Bom”, realizado pela prefeitura de João Pessoa e que traz vários artistas para tocar o bom e velho Chorinho. Os shows são gratuitos.
Praça Rio Branco, onde nos sábados acontece o projeto "Sabadinho Bom" (Foto: Rammom Monte / G1 PB)Ao sair do Ponto de Cem Réis, o visitante pode conhecer a Praça João Pessoa, também conhecida como Praça dos Três Poderes, onde atualmente funcionam o Palácio do Governo, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça e onde existe o prédio da antiga Faculdade de Direito (Antigo Colégio dos Jesuítas).
Após ter percorrido todo este roteiro, o turista pode pegar um táxi e se dirigir para o Hotel Globo, e conferir o pôr-do-sol às margens do Rio Sanhauá, um dos mais bonito de João Pessoa. O hotel fica no Pátio de São Frei Pedro Gonçalves, também conhecido apenas como Pátio de São Pedro, onde também está localizada a igreja de mesmo nome. Do hotel se tem uma ótima vista do Rio Sanhauá, muito apreciada pelos turistas.
Casal de irmãos canadenses visitam João Pessoa (Foto: Rammom Monte / G1)Já o administrador Samuel Laurin, de 25 anos, falou que esta foi a primeira vez que veio a João Pessoa. Ao ser perguntado sobre o porquê de escolher visitar o Centro Histórico e ver o pôr do sol do Hotel Globo, o canadense de Montreal disse que “quando viaja, prefere conhecer este lado histórico das cidades”. “Eu até já fui para a praia e vi o pôr do sol lá, mas eu prefiro este tipo de turismo. Estou adorando João Pessoa toda, é um lindo lugar”, afirmou Samuel.
Praça Antenor Navarro e seus belos sobrados(Foto: Rammom Monte / G1 PB)
Depois de ter percorrido todo este trajeto, o visitante terá conhecido e apreciado um pouco da história de João Pessoa, da bela arquitetura dos prédios que compõem o Centro Histórico, além de se divertir com uma boa música nas praças Rio Branco e Antenor Navarro. Confira no infográfico abaixo um breve resumo da história de cada ponto turístico citado neste roteiro.
Roteiro histórico de João Pessoa (Foto: Arte/G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário