sábado, 28 de janeiro de 2012

Governo do AM anuncia medidas de apoio aos haitianos no Estado


Um abrigo na Zona Centro-Sul será alugado para os imigrantes.
Cerca de 4 mil haitianos vivem em Manaus segundo Seas

Marcos Dantas Do G1 AM

O Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), anunciou nesta sexta-feira (27) medidas de apoio emergencial aos imigrantes haitianos com o subsídio de R$ 400 mil para aluguel de um abrigo em Manaus e compra de mantimentos para os imigrantes. Nos dias 28 e 29 de janeiro, a Seas vai doar, através da igreja católica, 300 colchões aos estrangeiros, que somam cerca de 4 mil no Amazonas.
O anúncio foi feito pela secretária da Seas, Regina Fernandes, após reunião, na manhã de hoje com representantes de organizações de apoio ao imigrante, da Igreja Católica e do procurador da Procuradoria do Trabalho da 11ª Região, Audaliphal Hildebrando da Silva.
De acordo com informações da assessoria da Seas, o plano vai acontecer em três etapas, sendo a primeira de ajuda emergencial básica, com a doação de colchões e de mil cestas básicas. Esse material seria repassado às igrejas que estão abrigando os haitianos e lá seriam definidos os critérios para a doação, que deve levar em consideração quem chegou a mais tempo e quem está mais necessitado, pois, segundo a Seas, alguns imigrantes chegam à Manaus com recursos.
A segunda etapa consiste no aluguel de um abrigo, cuja localização inicialmente seria no bairro Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul de Manaus com capacidade ainda desconhecida. O aluguel do abrigo passará por licitação, a qual deve ser definida a partir da próxima semana. O imigrantes beneficiados com abrigo passariam a pagar um aluguel após se estabilizarem financeiramente. A terceira e última etapa inclui a doação de um 'kit-casa', que inclui um fogão completo para cada cinco pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário