quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Carnaval de Ouro Preto aposta em atrações tradicionais da cidade


Em 2012, o tema da festa é 'vem para a rua brincar de novo'.
Shows de diferentes estilos musicais também vão animar os foliões.

Do G1 MG

O folião que se prepara para o carnaval de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, deve estar pronto para se esquecer da idade e para levar todo o bom humor das crianças para as ladeiras da cidade histórica. Com o tema "vem para a rua brincar de novo", a festa reúne diversão para todos os gostos, como as marchinhas clássicas e os shows de artistas e bandas contemporâneos, que vão do axé ao rock. Quem viaja de longe para aproveitar as atrações típicas da antiga Vila Rica vai poder conferir os desfiles de blocos pelos quais o município é famoso. "Em time que está ganhando não se mexe", explica o secretário municipal de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis.
Bloco do Caixão desfila no último dia de carnaval na cidade (Foto: Pedro Triginelli/G1 MG)Em 2011, o Bloco do Caixão desfilou no último dia de carnaval de Ouro Preto. (Foto: Pedro Triginelli/G1 MG)
O resgate dos antigos carnavais é o principal objetivo da festa anual, principal vetor socioeconômico da cidade, de acordo com o secretário. Mas o evento não é para agradar apenas os turistas, pois os moradores da cidade são parte fundamental da folia. É o caso das repúblicas estudantis, responsáveis pela organização de muitos blocos. Nas ruas íngremes, os jovens se unem às pessoas que já conhecem Ouro Preto "de outros carnavais", principalmente os fundadores de diversos blocos, ainda ativos na cidade. Afinal, como conta Assis, o "ecletismo" é o destaque.
Tradição e novidade são palavras que se harmonizam na produção do carnaval. E não é de hoje que os moradores se dedicam à animação. Em 1867, foi fundado o bloco Zé Pereira dos Lacaios. "O bloco mais antigo em atividade no Brasil", explica o secretário.
E são as cores e fantasias variadas que percorrem as ruas da cidade, levando junto com elas centenas de pessoas. O grupo de sopro Charanga do "Vai-Quem-Quer" também apóia a diversidade e convida todos os foliões a se unirem ao coro de marchinhas, como reforça Chiquinho de Assis.
Não é apenas pela tradição carnavalesca que Ouro Preto é mundialmente conhecida e se tornou patrimônio da humanidade. Em julho de 2011, os moradores comemoraram o tricentenário da cidade. O município se orgulha de ter a primeira escola de farmácia do país, o mais antigo teatro da América Latina e um histórico conjunto arquitetônico e artístico. Na época do ciclo do ouro, Vila Rica, a primeira metrópole do Brasil, era do tamanho de Nova York e tinha cerca de 20 mil moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário