sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Indígenas protestam e invadem sede da Funai em cidade de Mato Grosso

 

Eles pedem a retirada do atual coordenador regional do órgão.
A Funai não informou a possibilidade de ser revogada a decisão

Do G1 MT
Índios Kayapós fizeram nesta quinta-feira (1) uma manifestação na coordenadoria regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Colíder, a 648 km de Cuiabá, para pedir a retirada do atual coordenador substituto da entidade. Os indígenas pedem que o antigo coordenador regional, Megaron Txucarramãe, que foi exonerado, retorne ao cargo. A maior parte dos indígenas já deixaram o local no final da tarde desta sexta-feira.
De acordo com o índio Tuiu Txucarramãe, cerca de 40 indígenas estavam na sede do órgão durante o pedido de retirada do coordenador substituto. “Cerca de 10 pessoas foram até a sala dele para pedir que ele saísse de dentro do prédio, os outros 30 índios entre lideranças e guerreiros, permaneceram na frente do local. Queremos que ele, se possível, saia até da cidade”, pontuou. Ele afirmou ainda que três índios continuam na sede da Funai para vigiar o local.
O coordenador substituto da Funai em Colíder, Sebastião Martins, disse ao G1 que por conta da ação dos índios está realizando as atividades da entidade fora da sede. “Nós não estamos trabalhando dentro da sede. As leis federais me garantem o direito de continuar trabalhando fora do local. Nós não estamos fazendo abjeção a essa decisão e não cabe a mim a revogação dela mas sim aos dirigentes do órgão em Brasília”, relatou.
A Funai informou por meio de nora que não há a possibilidade de ser revogada a decisão que exonerou o índio Megaron Txucarramãe do coordenação regional do órgão no município de Colider e que o atual coordenador substituto deve continuar no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário