sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Data alusiva ao dia do deficiente incentiva fiscalização no Amazonas

 

Dia da Pessoa com Deficiência, será lembrado com atividades no Brasil.
Ministério Público do Trabalho cria projeto 'Inclusão Legal'.

Do G1 AM
Deficiente físico analisa acessibilidade em pontos turísticos do ES (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)De acordo com o MPT as cotas não vem
sendo cumpridas (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
As expectativas de colocação profissional para as pessoas com deficiência no Amazonas estão melhores em 2011.

De acordo com a nova lei, sancionada em 31 de agosto deste ano, o portador de deficiência tem direito ao benefício de até um salário mínimo, caso não exerça atividade remunerada e tenha renda familiar abaixo de um quarto do salário mínimo.

De acordo com o Censo IBGE publicado em 2000, o percentual de pessoas com algum tipo de deficiência era de 14,5% da população brasileira. No Censo de 2010, o índice subiu para 24%, ou seja, cerca de 45,6 milhões dos brasileiros portam algum tipo de deficiência.

Para as empresas com mais de 100 funcionários, isso significa que, das vagas oferecidas, 5% devem, obrigatoriamente, ser preenchidas por pessoas deficientes.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT) as cotas não vem sido cumpridas. Para solucionar o caso, o MPT criou o projeto 'Inclusão Legal', com o objetivo de estabelecer estratégias de atuação judicial, que visem a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho brasileiro.

Para lembrar o Dia Internacional Da Pessoa Com Deficiência, 3 de dezembro, palestras, pesquisas e campanhas publicitárias serão realizadas para prestar o respeito aos portadores e conscientizar os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário