Soja é grande aposta dos produtores de grão do estado.
Expectativa é de uma boa safra em 2012.
“A safra 11 foi muito boa em relação ao preço. A gente viu uma escalada de preços no mercado internacional, o que teve impacto positivo em Mato Grosso. Os produtores conseguiram fechar uma safra boa tanto de preço quanto de produção”, avalia Daniel Latorraca, economista do Imea.
Apesar dos problemas climáticos, a produção foi boa. O atraso da chuva foi percebido no plantio do milho, que registrou queda na produção da safrinha. No final da colheita do grão, os agricultores se concentraram com força total à soja.
Com o clima favorável, novamente a soja é a grande aposta dos agricultores de Mato Grosso. Houve aumento no investimento em tecnologia. As lavouras se desenvolvem bem, com a promessa de uma safra mais satisfatória em 2012.
Mas os desafios vão além do mercado. Os produtores terão de resolver problemas como o escoamento da safra. Quando o ano começou havia a promessa de recuperação das estradas de Mato Grosso, como a BR-158, que cruza o estado de norte a sul. Mas a estrada está cheia de atoleiros e buracos. São desafios que ficam para 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário