Rodada contou com a participação de 62 empresas no total.
Alemanha, Austrália e Estados Unidos contaram com representantes.
Rodada de Turismo terminou nesta sexta e fez
parte da VI FIAM (Foto: Divulgação)
Em parceria com a Amazonas Convention & Visitors Bureau (ACVB), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) realizou nesta sexta-feira (28) a Rodada de Negócios de Turismo da sexta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011).parte da VI FIAM (Foto: Divulgação)
Dividida em encontros de negócios pela parte da manhã e da tarde, que focaram o turismo receptivo e o segmento da hotelaria corporativa, respectivamente, a Rodada contou neste ano com a participação de 62 empresas no total, sendo 40 suppliers (companhias regionais ofertantes de produtos, roteiros e serviços turísticos amazônicos) e 22 buyers (empresas nacionais e internacionais interessadas em vender no mercado mundial os destinos da Amazônia Brasileira). Estiveram representados na Rodada cinco estados amazônicos: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Pará.
Segundo Adriana Papa, diretora-executiva do ACVB, o evento deste ano superou as expectativas da organização, sobretudo no que diz respeito à qualidade das negociações realizadas. Ela também destacou a presença de empresas buyers oriundas de países como Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Porto Rico, Inglaterra e França. Quanto a valores de negócios efetivamente fechados, ela disse não ser possível mensurar no momento, mas que muitas companhias regionais demonstraram otimismo com os contatos realizados e potenciais negócios futuros.
“Neste ano, em função do menor número de suppliers em relação às edições anteriores, as empresas participantes da rodada tiveram mais tempo para trocar idéias e discutir negócios. Isso fez com que as negociações ganhassem muito em qualidade”, afirmou Adriana.
Essa foi uma opinião compartilhada também por empresários presentes ao evento, incluindo veteranos de edições passadas e outros estreantes na rodada.
O sócio de uma das empresas participantes, Miguel Alegre, é espanhol com residência há sete anos em Manaus. Pela primeira vez na Rodada de Turismo, ele afirmou que sentiu um interesse grande por parte dos buyers com as quais conversou (cerca de dez no total) em adquirir os serviços de sua empresa, que têm como destaque principalmente passeios fluviais no Rio Negro, com visitas ao Encontro das Águas, Parque Nacional das Anavilhanas e Parque Nacional do Jaú.
“Trabalhamos com o público da Espanha e um pouco da Alemanha, mas estamos interessados em entrar para o mercado brasileiro também. A região tem muitos destinos a serem explorados, mas creio que uma das dificuldades ainda é a imagem um pouco distorcida que se tem da Amazônia, principalmente por parte dos estrangeiros, que ainda têm um pouco uma visão de que aqui é um lugar perigoso, de aventuras e com riscos iminentes de doenças, o que não é verdade. Creio que eventos como esse podem ajudar a divulgar a real Amazônia”, disse Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário