MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Mineradora Fazenda Brasileiro celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com diversos projetos na área de sustentabilidade

 

Equinox Gold


Unidade da Equinox Gold localizada em Barrocas (BA) costuma promover eventos como e atividades de conscientização ambiental ao longo de todo o ano

O compromisso com a preservação ambiental tem se tornado, cada vez mais, uma diretriz corporativa que integra o planejamento estratégico das empresas e das organizações em geral. Afinal, cuidar do planeta é uma obrigação de todos e no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5/6), a atenção se volta para as ações que governos, ONGs e o meio corporativo desenvolvem em todo o mundo. Atenta a essa questão, a Equinox Gold mantém, nas suas quatro unidades em operação no Brasil, diversos projetos de práticas sustentáveis e educação ambiental que estão fazendo a diferença nos municípios e comunidades onde atua.

A educação ambiental é um dos focos das ações de sustentabilidade da Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM), unidade da Equinox Gold localizada em Barrocas, na Bahia. O programa é executado através de atividades que buscam o compartilhamento de conhecimentos com todos os colaboradores em eventos, como palestras, oficinas, diálogos diários de segurança (DDS), reuniões, ações em datas comemorativas e voluntariado, entre outros. “As temáticas ambientais são utilizadas tanto na área interna da empresa quanto em escolas, comunidades e municípios vizinhos”, afirma o supervisor de meio ambiente da FBDM, José Anselmo.

Segundo ele, a unidade já promoveu, somente em 2023, dez palestras para empregados e alunos das escolas públicas da região abordando temas como: “Água, fonte da vida”; “A ação do homem versus impacto ambiental” e “A importância da correta destinação dos resíduos”.

A outra unidade baiana da Equinox Gold, a Santa Luz Desenvolvimento Mineral (SLDM), localizada em Santaluz, lança neste dia 5/6 o 1º Fórum de Meio Ambiente de Santaluz, que tem como foco principal a sensibilização da comunidade para redução do consumo de plástico, tomando como base o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) 2023: Combata a Poluição Plástica.

O evento – que acontece no auditório Lindaura Carneiro, no Centro Educacional Nilton Oliveira, a partir das 13h30 – é aberto ao público e reunirá diversos entes públicos e privados, como a Prefeitura Municipal, o Comitê de Bacias do Rio Itapicuru, o Tribunal de Justiça da Bahia e Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, que buscarão, em uma ampla discussão, tratar dos aspectos e impactos relativos ao gerenciamento dos resíduos na região.

‘’Será um marco inédito para o município de Santa Luz promover uma reflexão tão profunda nas questões ambientais. Temos uma oportunidade única de integrar ações de educação ambiental entre instituições públicas, privadas e sociedade com foco nos objetivos do desenvolvimento sustentável declarados pelas Nações Unidas (ONU)’’, afirma o gerente de Saúde , Segurança, Meio Ambiente e Comunidades, Leonardo Hellström.

Localizada no município de Godofredo Viana, no Maranhão, a Mineração Aurizona (MASA) desenvolve vários projetos como campanhas ambientais durante todo o ano, envolvendo os colaboradores e a comunidade local. Uma dessas ações é o Programa Sementes, que tem como objetivo incentivar e disseminar a educação ambiental nas comunidades do seu entorno e abrange crianças do 1º ao 4º ano do ensino fundamental de Godofredo Viana.

O cuidado com a água também faz parte das diretrizes ambientais da unidade. De acordo com a analista de meio ambiente da MASA, Dorizete Brasil de Melo, o Programa de Gestão dos Recursos Hídricos reaproveita a água de chuva acumulada nos reservatórios da mina para umidificação das vias de acesso, visto que a região passa por períodos característicos com metade do ano sem chuvas e a outra metade com intensas precipitações. “A água de rejeito do processo de beneficiamento do minério também é reaproveitada e novamente bombeada para o processo industrial, evitando, assim, o desperdício de um recurso tão valioso para todos”, afirma Dorizete.

Apoio à agricultura familiar

Outra unidade da Equinox Gold, a Mineração Riacho dos Machados (MRDM), no Norte de Minas Gerais, atua no fomento às melhores práticas de produção agroextrativista para as comunidades que estão na área de influência direta e indireta da empresa. Uma parte desse programa, que ocorre desde 2021, consiste na aquisição de polpas de frutas da Cooperativa Grande Sertão (CGS), que concentra a produção de pequenos produtores agrícolas da região. As polpas adquiridas são destinadas para o uso nos refeitórios, atendendo diariamente os mais de 800 colaboradores diretos e indiretos. 

Sobre a Equinox Gold

Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2022, a companhia totalizou uma produção de 532,3 mil onças de ouro (ou cerca de 14 toneladas).

Rede Comunicação Marco Corteletimarco.corteleti@redecomunicacao.com (31) 95818-452_

Nenhum comentário:

Postar um comentário