MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de junho de 2023

Com foco no social, Construtora Tenda dá oportunidades de carreira e reconstrução de vida a refugiados

 


Meta da companhia é ter 10% de contratados com esse perfil nas obras

Desde 2021, a Construtora Tenda, uma das principais incorporadoras de habitação popular do país, realiza a contratação de refugiados e migrantes para fazer parte do time de colaboradores e, para até 2025, o plano da empresa é chegar a 200 colaboradores advindos de outro país. Para tanto, a companhia fez uma ação piloto, no final de 2021, com três pessoas, entendendo suas necessidades e perfis, aumentando para 51 contratados em julho de 2021. Hoje, são 75 pessoas contratadas, que possuem nacionalidade de diversos países, como Venezuela, Angola, Haiti, República Democrática do Congo; e a meta é ter 10% de refugiados no time de obras em até dois anos. 

A porta de entrada para as pessoas refugiadas na Tenda se dá nas obras como ajudante, função que não exige, necessariamente, experiência e escolaridade específica e comprovada - uma dificuldade desse perfil de trabalhador, em vista que quem está em condição de refúgio dificilmente consegue essa comprovação ou, quando consegue, quase sempre não tem como custear a revalidação de diploma. Assim como para todas as pessoas contratadas pela Tenda, existe a oportunidade de crescimento e plano de carreira.

A diretora de Gente e Gestão da Construtora Tenda, Cristina Caresia, destaca a importância do movimento da empresa. “Este é um trabalho que temos muito orgulho dentro da companhia. Nosso objetivo maior é dar a possibilidade de uma segunda chance para essas pessoas que estão em um novo país e recomeçando suas vidas. Sabemos a importância da geração do emprego para a formação das pessoas, e, por isso, temos um cuidado enorme de fomentar a contratação dos refugiados e migrantes, entendendo, no paralelo, suas dificuldades e necessidades, e buscando saná-las para melhor evolução profissional e adaptação pessoal de cada um e suas famílias”, analisa a executiva.

Para esse fim, a Construtora Tenda firmou parcerias com instituições que trabalham com refugiados, tal como a Associação dos Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil), Sefras, Instituto ADUS, Missão Paz e Aldeias Infantis SOS-SP, entidades que indicam as pessoas com base no seu interesse e perfil, enviando o currículo que passam a fazer parte do banco de talentos da Tenda. As pessoas são chamadas para o processo seletivo, de acordo com a demanda, onde preenchem a ficha de interesse, entrevista pessoal com a área de Gente e Gestão e gestores. Para contratações de pessoas que serão interiorizadas a entrevista é feita de forma online.

 

Vale lembrar que a interiorização é uma ação do governo federal brasileiro para a população venezuelana que vive em Roraima que visa, com segurança, mudar para outras partes do Brasil. O programa prioriza venezuelanos(as) que estão em situação de vulnerabilidade nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, tanto em abrigos quanto fora deles. No caso da Tenda em parceria com a AVSI, a interiorização acontece por meio do trabalho, então as pessoas já são direcionadas para cidades que vão trabalhar e com a garantia da vaga. Existe a modalidade de interiorização social, nesse caso as pessoas vão para diferentes cidades amparadas por convênios da operação acolhida com ONGS como Aldeias Infantis SOS ou a própria AVSI.A contratação é similar à de pessoas brasileiras, mudando apenas a documentação apresentada. 

Thais Braga, da AVSI Brasil, reforça a importância da iniciativa: “Nos últimos dois anos, a Tenda vem trabalhando junto da AVSI Brasil com o intuito de contratar refugiados e migrantes venezuelanos para seus quadros de colaboradores. A parceria ocorre no âmbito do projeto Acolhidos por meio do trabalho que, entre outras atividades, facilita a seleção da população migrante venezuelana acolhida em abrigos temporários na cidade de Boa Vista (Roraima) para vagas de trabalho formais em diversas empresas e cidades do país. A Tenda é uma parceira que não se dedica somente à contratação dessas pessoas – seu compromisso e sensibilidade no processo de seleção e admissão dos venezuelanos, na integração dos venezuelanos dentro da empresa e na viabilização de oportunidades de promoção profissional mostram na prática o que é uma empresa socialmente responsável”.

Sobre a Tenda

A Tenda (B3: TEND3) é uma das principais construtoras do Brasil e está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3. Com foco em habitação econômica, atua em dez regiões metropolitanas do Brasil, com empreendimentos voltados para a faixa 2 do Programa Minha Casa Minha Vida. Ao longo de sua bem-sucedida trajetória, a companhia já propiciou mais de 150 mil famílias a conquista da casa própria.

 

Informações para a imprensaFSB Comunicação

Camila Guesa – camila.guesa@fsb.com.br

Felipe Aragonez – felipe.aragonez@fsb.com.br

tenda@fsb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário