No
próximo dia 15 de março, comemora-se o Dia do Consumidor. A data, que
surgiu em 1962 nos Estados Unidos, tem como objetivo conscientizar os
consumidores sobre seus direitos e incentivar boas práticas no mercado.
Com a popularização do comércio eletrônico, é importante que os
consumidores estejam atentos a cuidados específicos na hora de realizar
compras online.
De
acordo com o advogado especialista em Direito do Consumidor, Yuri
Santana, o primeiro cuidado é verificar se o site em que se está
realizando a compra é confiável. Para isso, é importante buscar
informações sobre a empresa, conferir se há informações de contato
disponíveis e se o site possui certificados de segurança, que garantem a
proteção dos dados pessoais e bancários do consumidor.
“Outro
ponto importante é verificar a reputação da empresa em sites
especializados em reclamação e avaliação. Comentários e avaliações de
outros consumidores podem indicar problemas recorrentes na empresa e
ajudar o consumidor a evitar situações desagradáveis”, destaca Yuri
Santana, que também é professor da Faculdade de Excelência (Unex), em
Itabuna.
Ao
realizar a compra, é fundamental ler todas as informações disponíveis
sobre o produto ou serviço, como características, prazos de entrega,
condições de pagamento e garantia. Caso haja dúvidas, o ideal é entrar
em contato com o vendedor e esclarecê-las antes de efetuar a compra.
Também
é necessário destacar sobre o direito de arrependimento, onde o
consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua
assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a
contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do
estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
“Outro
momento importante é a hora de finalizar a compra, o consumidor precisa
conferir todas as informações antes de confirmar o pagamento,
verificando o valor total da compra, incluindo o frete e eventuais
taxas. Também é fundamental salvar todos os comprovantes de compra e
pagamento, como forma de comprovar a transação em caso de problemas
futuros”, pontua o especialista Yuri Santana.
“Assim,
é importante estar atento aos seus direitos enquanto consumidor, até
porque temos uma legislação específica para justamente protegê-lo. É
importante esclarecer que em caso de problemas com a compra, o
consumidor tem o direito de exigir a reparação do seu produto ou
serviço, caso não seja reparado poderá solicitar a substituição do
produto ou até mesmo a devolução do seu dinheiro”, finaliza.
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