MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de setembro de 2021

Metade dos brasileiros ainda acha que há chance de Bolsonaro dar golpe de estado

 

 
O GOLPE MILITAR e o achismo do Bozo de ser o Didator - xapuri.info

Charge do Iotti (Gaúcha/Zero Hora)

Deu no G1

Levantamento do Instituto Datafolha, divulgado neste sábado (18) pelo jornal “Folha de S.Paulo”, diz que para 50% dos entrevistados existe a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro tentar um golpe de Estado.

Veja os principais resultados: 30% dizem que há muita chance de Bolsonaro dar um golpe de estado; 20% dizem que há um pouco de chance de golpe; 45% dizem que não há nenhuma chance e 6% não sabem

PELA DEMOCRACIA – Para 70% dos ouvidos, o sistema democrático é o melhor para o país, mas 17% disseram que tanto faz se há democracia ou ditadura e 9% dizem que em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático.

O instituto ouviu 3.667 pessoas entre 13 a 15 de setembro em 190 municípios. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos para mais ou menos.

O Datafolha faz a pergunta sobre democracia desde 1989. Em relação à pesquisa mais recente, de junho de 2020, houve uma queda de cinco pontos no apoio à democracia – eram 75% os que concordavam que a democracia é a melhor forma de governo. Os que avaliavam que tanto faz ditadura ou democracia eram 12%, e os favoráveis à ditadura eram 10%.

MENOR APOIO – O momento com menor apoio à democracia ocorreu em fevereiro de 1992, governo Collor, quando 42% diziam achar o sistema o melhor e 22% achavam que a ditadura poderia ser melhor em algumas circunstâncias.

Hoje, 20% dizem que há muita chance de ditadura no Brasil; 31% dizem que já um pouco de chance; 45% dizem que não há nenhuma chance e 5% não sabem.

Na última pesquisa sobre isso, em junho de 2020, 21% viam muita chance de ditadura e 25%, um pouco de chance. Por outro lado, 49% não acreditavam em nenhuma chance de ditadura no Brasil e 5% não sabiam.

A pesquisa mais recente do Datafolha foi feita uma semana após declarações golpistas do presidente Jair Bolsonaro. Em manifestações do 7 de Setembro, Bolsonaro atacou ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. Juristas viram crime de responsabilidade na fala do presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário