MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Cinco atitudes que você precisa ter para preservar os oceanos

 

Abeaço


Em comemoração ao Dia Mundial do Mar, a associação Prolata traz algumas orientações para evitar a degradação marinha

Em 26 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Mar. A data foi instituída pela Organização Marítima Internacional (OMI) com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de proteger os oceanos, que contêm 97% de toda água do planeta e cobrem mais de 70% da superfície da Terra. Cuidar dos oceanos é fundamental para a humanidade, eles fornecem metade do oxigênio que respiramos, equilibram a temperatura e servem de lar para mais de um milhão de espécies marinhas.

A Prolata, associação sem fins lucrativos, focada em estimular a logística reversa de latas aço pós consumo, é comprometida em buscar alternativas que garantam revalorização e coleta dos resíduos sólidos. A Associação reconhece a importância de garantir que o lixo não chegue aos mares, onde frequentemente são encontradas sacolas, garrafas, copos descartáveis e outros materiais. O plástico, por exemplo, é responsável por 80% do lixo acumulado nos oceanos.

Além do descarte irregular, outras ações cotidianas que emitem gases responsáveis pelo efeito estufa contribuem para a degradação do oceano. Para diminuir esse problema, é necessário criar uma rotina que considere hábitos sustentáveis.

Para te ajudar, a Prolata trouxe cinco maneiras que podem diminuir a poluição marinha e, consequentemente, preservam a biodiversidade do planeta. Confira:

  1. Invista em embalagens mais sustentáveis: na hora de escolher um produto, prefira embalagens feitas de materiais recicláveis e efetivamente reciclados como aço, alumínio ou papel. O aço e alumínio, por exemplo, são 100% recicláveis, podendo ser reaproveitados inúmeras vezes sem perder as características originais dos materiais.Materiais que demoram mais tempo para se decompor e são deixados em áreas inadequadas podem contaminar as águas e espécies marinhas.
  2. Busque novas alternativas para se deslocar na cidade: quando possível, opte por outro meio de transporte que não seja o carro particular. O setor do transporte emite aproximadamente um quarto das emissões globais responsáveis pelo efeito estufa e é uma das principais causas da poluição nas cidades. O oceano absorve mais de 25% as emissões de dióxido de carbono geradas ela população.
  3. Recicle o seu lixo: separe o seu lixo para coleta seletiva entre orgânicos e recicláveis. Para o descarte de materiais de aço, a Prolata possui Postos de Entrega Voluntária (PEVs) em diversos municípios, nos quais podem ser descartadas latas de tintas e alimentos. (Confira aqui os endereços: https://www.prolata.com.br/.) Caso não haja um PEV Prolata próximo a sua residência, você pode descartar as latas no lixo de recicláveis.
  4. Preserve as praias: nunca descarte o seu lixo no mar. A ingestão de resíduos como o plástico pode provocar a perfuração do tudo digestivo dos animais marinhos, causando óbito.Assim que chegar à praia, localize a lixeira mais próxima. Caso não tenha, separe o seu lixo individualmente em sacolas recicláveis.  
  5. Seja um consumidor consciente: Preste atenção ao escolher as suas refeições. Você sabia que alimentos enlatados ajudam a reduzir? De acordo com estudo da Associação Europeia de Fabricantes de Latas de Aço (APEAL), um dos principais motivos que faz com que alimentos frescos sejam jogados no lixo é a deterioração. Na lata, alimentos perecíveis como frutas, vegetais, carnes e pescados ficam preservados por até três anos (ou mais), sem perda do valor nutricional, evitando o descarte.

Sobre o Prolata
O Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, o Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.



Imagens relacionadas

Cinco atitudes que você precisa ter para preservar os oceanos
Cinco atitudes que você precisa ter para preservar os oceanos
Divulgação Prolata
baixar em alta resolução



Press à Porter

Tatiane Almeida
tatiane@pressaporter.com.br
(11) 98913-4752

Nenhum comentário:

Postar um comentário