MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Michel Foucault: obra de um homem em transformação é tema de filme inédito

 

Esta semana, no canal Curta!: 
Estreia do documentário "Foucault Contra Ele Mesmo" e de episódio da
série "Incertezas Críticas", entre outros destaques

Caso não queira receber nossos releases, é só clicar no link abaixo das assinaturas.
Abraços, Equipe Febre

Michel Foucault em imagem de arquivo exibida no filme “Foucault Contra Ele Mesmo”
(Crédito: Divulgação/Curta!)

“Escrever é se transformar, é se desprender de si mesmo, renunciar a si mesmo. Se eu já soubesse aonde estava indo, eu não escreveria”: tais palavras, ditas por Michel Foucault, resumem o desenvolvimento de sua própria obra. Essas transformações parecem fazer parte de sua escrita filosófica, que lançou um olhar investigativo sobre mecanismos de coerção e de punição da sociedade, sobre a loucura, a sexualidade e outros assuntos. Para esclarecer os meandros de um pensamento plural, o documentário “Foucault Contra Ele Mesmo”, que estreia no Curta!, se debruça nos livros desse grande filósofo do século XX.

O filme mostra como as reflexões de Foucault sobre temas relacionados a poder, controle social e as funções dos intelectuais na sociedade vão mudando de acordo com o momento e a perspectiva adotada por ele. Seus pensamentos, em muitos momentos, são conflitantes entre si, mas também configuram uma espécie de diálogo entre ideias, como se Foucault estivesse sempre buscando um caminho alternativo ao que ele já havia traçado, nunca consolidando uma visão definitiva sobre seus objetos de estudo — e sobre si mesmo.

Através de um rico acervo de fotos e vídeos, o documentário mostra Foucault ora como ativista político, ora como filósofo; em paralelo, Geoffroy de Lagasnerie, Arlette Farge, Didier Eribon, Georges Didi-Huberman e Leo Bersani — todos estudiosos da obra foucaultiana — analisam livros, como “Vigiar e Punir” e “A Vontade de Saber”, e comentam passagens de trajetória de Foucault desde a juventude até a sua morte, em 1984. 

Foucault Contra Ele Mesmo”, dirigido por François Caillat, é uma produção da The Factory, Arte France e INA, que chega ao Brasil com exclusividade através do Grupo Curta!. O documentário já está disponível no Curta!On, o streaming do NOW/NET, ou em curtaon.com.br. A estreia no canal Curta! é na Quinta do Pensamento, 19 de agosto, às 23h.

Filósofo e professor da USP, Paulo Arantes protagoniza episódio de ‘Incertezas Críticas’

O segundo episódio da terceira temporada de “Incertezas Críticas”, que estreia com exclusividade no canal Curta!, é protagonizado por Paulo Arantes, filósofo, escritor e professor de Filosofia da USP (Universidade de São Paulo). No programa, ele fala sobre a importância de uma formação voltada para a compreensão da literatura e da filosofia no Brasil.

Arantes também explica as origens e os aspectos sociológicos de uma nova direita que vem se formando no mundo: “Eles opõem uma outra concepção da História, que a vê não como um progresso, uma História ascensional de emancipação e liberdades que se acumulam e são consolidadas; mas como uma História perene de desgraça, de infelicidade, de desmoralização”.

Dedicada a expor o pensamento de intelectuais brasileiros, a terceira temporada da série “Incertezas Críticas”, de Daniel Augusto, também está disponível no Curta!On, streaming no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br. Essa nova leva de episódios inéditos traz as reflexões de 13 pensadores: Christian Dunker, Djamila Ribeiro, Eduardo Viveiros de Castro, Ismail Xavier, José Arthur Giannotti, José Miguel Wisnik, Maria Rita Kehl, Marilena Chaui, Olgária Matos, Paulo Arantes, Peter Pál Pelbart, Raquel Rolnik e Renato Janine Ribeiro. A exibição é na Quinta do Pensamento, 19 de agosto, às 20h30.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 16/08

21h30 – “Maria Callas: Vida e Obra” (Documentário)
Um dos nomes mais famosos da história da ópera, a soprano Maria Callas arrebatou o público com suas performances cheias de carga dramática, aliada a uma bela voz. O documentário "Maria Callas: Vida e Obra" conta a história de sua vida com farto material de arquivo e entrevistas com importantes nomes das artes que conviveram com a cantora. Produzido em 1987, o documentário dá voz a várias personalidades que já não estão mais vivas. Entre os entrevistados, estão o diretor Franco Zeffirelli, o tenor Giuseppe di Stefano, o regente Carlo Maria Giulini, o pianista Robert Sutherland, o agente S. A. Gorlinsky e muitos outros. Direção: Alan Lewens, Alastair Mitchell. Duração: 55min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 17 de agosto, terça-feira, às 01h30 e às 15h30; 18 de agosto, quarta-feira, às 09h30; 21 de agosto, sábado, às 21h35.

PROMO: https://youtu.be/j8WV09wlOM4
FOTOS: https://drive.google.com/open?id=17VOmdKGvlbbDSBU0ZbFsUokDO7nttLYl

Terça das Artes – 17/08

22h05 – “Gaga — O Amor Pela Dança” (Documentário)
Filmado ao longo de oito anos, o documentário captura a beleza elusiva do mundo de Ohad Naharin, renomado coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, de Tel Aviv. Diretor: Tomer Heymann. Duração: 100 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 18 de agosto, quarta-feira, às 02h05 e às 16h05; 19 de agosto, quinta-feira, às 10h05; 22 de agosto, domingo, às 15h50.

PROMOhttps://youtu.be/9S9LYKfcZb0 
FOTOShttps://drive.google.com/open?id=13mSBJh-k5Nj2SFedEIi3qPY_X5TPLW0g

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) –  18/08

22h30 - “Elena” (Documentário)       
Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento, Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Direção: Petra Costa. Duração: 82 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos:  19 de agosto, quinta-feira, às 2h30 e às 16h30; 20 de agosto, sexta-feira, às 10h30; 22 de agosto, domingo, às 00h.

PROMO: https://youtu.be/ca0s0ypxf2o
FOTOS:  https://drive.google.com/drive/folders/1wbLdNZzNupyWWjKsHe7mcbltKyy9OoiY?usp=sharing

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 19/08

20h30 – “Incertezas Críticas” (Série – 3ª temporada) – Ep. “Paulo Arantes”
Paulo Arantes é professor de Filosofia na USP e autor de diversos livros. No seu programa, ele fala sobre a importância da ideia de formação para a compreensão da literatura e da filosofia no Brasil. Além disso, fala sobre a origem intelectual da nova direita no mundo. Direção: Daniel Augusto. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos:  20 de agosto, sexta-feira, às 00h30 e às 14h30; 21 de agosto, sábado, às 18h35; 22 de agosto, domingo, às 10h00.

PROMO:  https://youtu.be/IjLjH4EZ98c
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1pUJDzD8D4gPxtsZpij8hylzefb2oqZUy?usp=sharing

23h – “Foucault Contra Ele Mesmo” (Documentário)
O filme destaca as múltiplas e contrastadas facetas da obra e da vida de Michael Foucault, desde sua chegada a Paris no final dos anos 1940, quando o jovem provinciano ingressa na École Normale Supérieure, até 1984, quando o pensador mundialmente conhecido morre bruscamente, vítima da AIDS. "Foucault contra ele mesmo" mostra como um dos maiores pensadores do século XX fez questão de nunca consolidar uma visão definitiva dele mesmo e de sua obra.

PROMO: https://youtu.be/BJfqjBXY0tQ
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/11V3XgIKXUL7MbElCeNBF56wAif0cBpea?usp=sharing

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) -20/08

23h – “O Voto: A História das Sufragistas” (Documentário em quatro partes) – Episódio 4
O quarto episódio da série continua a examinar a crescente disputa sobre estratégias e táticas das sufragistas nos Estados Unidos. Parte delas estava determinada a seguir um curso moderado e trabalhar dentro do sistema político, enquanto outra empregava métodos de protesto cada vez mais conflituosos e controversos. Diretor: Michelle Ferrari. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 21 de agosto, sábado, às 03h e às 12h; 22 de agosto, domingo, às 18h; 23 de agosto, segunda-feira, às 17h.

PROMO: https://youtu.be/q2X5OBhNICw
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/19XYH-87Fc4ajZ98wocM-3EqYfbb-b9Sg?usp=sharing

Sábado – 21/08

22h30 – “Uma noite em 67” (Documentário)
Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967: entre os candidatos aos principais prêmios, figuram Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista do infame episódio da destruição de seu violão no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do Tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.  Diretores: Renato Terra e Ricardo Calil. Duração: 85 min. Classificação: Livre. 

PROMOhttps://youtu.be/CBg-5w-9-fE
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1pZy0xYBe2CCYMPVtNbzOtgxbQa1LTiyd?usp=sharing

Domingo – 22/08

19h10 – “Democracia em Preto e Branco” (Documentário)
Tendo como pano de fundo o lendário movimento Democracia Corinthiana, o nascimento das bandas de rock brasileiras e a campanha das Diretas Já, “Democracia em Preto e Branco” mostra, com locução de Rita Lee, como o esporte, a política e a música se encontraram para mudar o rumo da história do país nos anos 1980.  Entre os entrevistados, estão Sócrates, Walter Casagrande, os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman e Paulo Miklos. Diretora: Eliza Capai. Duração: 94 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 23 de agosto, segunda-feira, 15h20.

PROMOhttps://www.youtube.com/watch?v=QvXnkTRB8Tg&feature=emb_title
FOTOS: https://drive.google.com/open?id=1bEhMKic31B9np311KCJb16NmoRWNma3c

 

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora Claro, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Para mais informações entre em contato:
Luisa Mattos:: luisa.mattos@agenciafebre.com.br 21 99888-0633
Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br 21 99978-2881

Ou curta@agenciafebre.com.br 21 2555-8900

Siga-nos no Instagram e no Linkedin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário