São Paulo, 4 de junho de 2021 –
O Grupo Ferrero celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) com
apresentação da sua nova Carta do Óleo de Palma, em que descreve sua
ambição em conquistar uma indústria de óleo de palma que seja boa para
as pessoas e para a natureza. A primeira Carta de Óleo de Palma foi
anunciada em 2013 e serviu como um impulsionador para o desenvolvimento
de uma cadeia de fornecimento de óleo de palma responsável - um
compromisso público que leva em consideração os valores essenciais da
empresa e sua estratégia de sustentabilidade.
Com
base na contínua jornada de aprendizagem da empresa e nas percepções
geradas pela estreita relação com colaboradores de todos os níveis,
fornecedores, ONGs e parceiros acadêmicos, a Ferrero fortalece ainda
mais os compromissos e progresso. A nova Carta foi desenvolvida em
parceria com a Earthworm Foundation, uma organização sem fins lucrativos
focada na melhoria da cadeia de valores.
A
Ferrero obtém óleo de palma sustentável 100% certificado pela RSPO
(Roundtable on Sustainable Palm Oil), segregado e rastreável até as
plantações: uma meta atingida em 2015, tornando-se uma das primeiras
empresas globais a fazê-lo. O grupo trabalha com uma abordagem que vai
além do alto padrão de certificação. A Ferrero é membro ativo no POIG
(Palm Oil Innovation Group) e na HCSA (High Carbon Stock Approach), duas
das iniciativas de sustentabilidade de maior valor atualmente
disponíveis para a indústria.
Como
parte dessa abordagem, a nova Carta descreve outras ações, expondo três
áreas estratégicas identificadas como críticas, onde as questões
ambientais e sociais estão muitas vezes profundamente enraizadas,
complexas e conectadas:
· Direitos Humanos e Práticas Sociais:
A
Ferrero acredita na importância de construir uma cadeia de valor do
óleo de palma mais justa e inclusiva, exigindo que os fornecedores tomem
as medidas adequadas para prevenir qualquer forma de exploração,
condições de vida ou de trabalho indecentes. O Grupo está indo além desses
direitos essenciais, ajudando os pequenos proprietários a construir
resiliência em face da volatilidade ambiental e econômica - bem como
melhores condições de trabalho - por meio da colaboração com governos
locais, ONGs e cientistas.
· Proteção Ambiental e Sustentabilidade:
A
Ferrero está empenhada em ter uma cadeia de valor do óleo de palma que
não apenas respeite o meio ambiente, mas também se torne um
impulsionador positivo para regenerar a biodiversidade, os solos e os
sistemas hídricos. Entre as iniciativas nesta área de foco, o Grupo se
compromete com uma cadeia de abastecimento “sem desmatamento” que inclui
o plantio de turfa, nenhum uso de fogo para limpar terras e a garantia
da proteção de florestas e habitats naturais. Além disso, usa o Sistema
de Monitoramento por Satélite Starling para identificar desmatamento
potencial em cerca de um milhão de hectares de sua cadeia de
suprimentos.
· Transparência do fornecedor:
A
Ferrero trata as questões acima promovendo uma abordagem de
responsabilidade compartilhada totalmente transparente em toda a cadeia
de valor, bem como exigindo que todos os fornecedores sigam os padrões
do Grupo. E faz isso compartilhando a lista de fornecedores das quais
obtém o óleo de palma a cada seis meses; as listas mais recentes
relacionadas ao segundo semestre de 2020 podem ser encontradas aqui. A Ferrero vai além com
práticas como a publicação de um plano de ação e um relatório anual de
progresso medido em relação às metas delineadas no Estatuto e
disponibiliza uma “Linha Direta de Integridade” para receber
confidencialmente quaisquer queixas ou casos de não conformidade em
potencial.
Além
disso, após aquisições recentes, a Ferrero deu as boas-vindas a novos
produtos na família ampliada do Grupo e atualmente está trabalhando para
integrá-los à cadeia de abastecimento, elevando-os aos padrões gerais
de fornecimento de óleo de palma responsáveis da Empresa.
“Na
Ferrero, adotamos uma abordagem de melhoria contínua em nossa cadeia de
valor e entendemos os desafios ambientais e sociais vinculados à
indústria do óleo de palma; é por isso que reafirmamos com orgulho
nossos compromissos com o abastecimento responsável de óleo de palma por
meio de nossa nova Carta. Esperamos continuar nossa jornada de
aprendizado e ir além dos altos padrões de certificação com ações
concretas que contribuam para uma indústria mais sustentável”, afirma Marco Gonçalves, Diretor de Aquisições e Avelãs da Ferrero.
“Damos
as boas-vindas a esta carta atualizada por três razões: Em primeiro
lugar, porque se baseia na implementação bem-sucedida de compromissos
anteriores e, portanto, associa palavras a ações. Em segundo lugar, a
Ferrero está demonstrando seu compromisso em impulsionar a excelência
ambiental e social ligada a fortes valores essenciais e mudanças de
longo prazo. Finalmente, esta Carta irá inspirar outras empresas a
elevar seus próprios padrões, uma vez que a alavancagem e a ação
coletiva permanecem críticas para dimensionar o impacto além da cadeia
de suprimentos de uma empresa”, declara Bastien Sachet, CEO da Earthworm Foundation.
Dentro
desta estrutura e olhando para o futuro, a Ferrero exalta as próximas
propostas da Comissão Europeia sobre Diligência Obrigatória e a nova
legislação para minimizar o risco de desmatamento e degradação florestal
associados a produtos distribuídos em toda a União Europeia. A Ferrero
acredita que uma legislação eficaz da UE é urgentemente necessária para
resolver estas questões e estabelecer condições de concorrência
equitativas para ingredientes mais sustentáveis. Por meio de uma
declaração pública assinada por mais de 40 empresas em 25 de maio de
2021, a Ferrero estendeu seu apoio a uma lei da UE eficaz que abordará o
desmatamento global impulsionado pela UE.
“Nossa
nova Carta do Óleo de Palma é um exemplo do compromisso e das ações da
Ferrero em relação ao fornecimento responsável de óleo de palma. Mas é
necessária uma mudança em todo o setor. Nesse espírito, acreditamos que
as regras adequadas da UE aplicáveis a todas as empresas relevantes -
juntamente com a estrutura de cooperação certa com os países produtores -
podem mudar o jogo na condução da transformação sistêmica da cadeia de
abastecimento de óleo de palma, bem como na prevenção de impactos
ambientais e de direitos humanos negativos”, diz Francesco Tramontin, Vice-Presidente, Centro de Políticas Públicas do Grupo Ferrero e Assuntos Institucionais da UE.
Sobre o Grupo Ferrero
A
Ferrero começou sua história na pequena cidade de Alba no Piemonte,
Itália, em 1946. Hoje, com um faturamento consolidado de mais de 12,3
bilhões de euros, a Ferrero está entre os líderes do mercado de Sweet
Packaged Foods em todo o mundo.
O
Grupo Ferrero está presente em todo o mundo com mais de 37.000 pessoas e
31 unidades de produção. A Ferrero é a produtora de muitos ícones da
marca que são amados geração após geração, incluindo Nutella, Ferrero
Rocher, Tic Tac, Kinder e Raffaello, que estão presentes e são vendidos
em mais de 170 países.
Para mais informações, acesse: www.ferrero.com.br e www.ferrerosustainability.com
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