MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Vacina da gripe protege pacientes asmáticos contra novas internações

 


A asma é uma das principais causas de hospitalização no Brasil[i], porém, o tratamento adequado, o controle contínuo e a vacinação anual contra a gripe podem diminuir este índice

São Paulo, maio de 2021 – Com o início das campanhas de vacinação contra a gripe (influenza) no mês de abril, muitos pacientes que convivem com doenças do sistema respiratório, como a asma, se questionam se devem ou não receber o imunizante. A falta de conhecimento sobre a interação entre as duas doenças gera receio e muitas dúvidas a respeito da proteção dos pacientes. O que poucos sabem é que pessoas que têm essa condição crônica são, na realidade, muito beneficiadas pela vacina.

A asma, sozinha, apresenta índices de internação muito significativos. Segundo o DATASUS, a doença é a quarta maior causa de hospitalizações no Brasil¹. São aproximadamente 350 mil casos por anoi, que ocorrem, principalmente, pela falta de tratamento e controle adequado da condiçãoiii. De acordo com a Comissão de Asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), apenas 12% dos brasileiros com asma têm a doença controlada[ii]. Nos pacientes asmáticos graves não controlados, as crises são três vezes mais frequentes e, normalmente, apresentam risco de vida[iii]. 

Quando combinado à flu season (temporada da gripe) – isto é, a época de maior incidência das infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza - o cenário costuma piorar. Isso acontece porque as infecções virais são um dos principais fatores de risco para novas crises de asma. O vírus influenza age diretamente nas células pulmonares, então o asmático grave, que já tem o sistema respiratório mais fragilizado, tende a sofrer com mais complicações[iv][v][vi]. “O paciente que não tem um bom controle da asma ou não realiza o tratamento adequado pode ter sérias complicações, como a pneumonia viral ou bacteriana e a insuficiência respiratória aguda, e necessitar de internação e cuidados intensivos”, explica Elie Fiss, médico pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e professor titular da disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

A vacinação contra a gripe é a melhor maneira de se proteger contra as infecções causadas pelo vírus influenza e evitar essas situações que envolvem crises graves e hospitalizações. “Com exceção de pessoas alérgicas aos componentes da vacina, todos devem receber o imunizante. Caso o paciente esteja apresentando febre ou algum sintoma característico da crise asmática, é recomendado que consulte o médico antes de ser imunizado. Mas em um estado saudável, ele deve procurar algum órgão do sistema de saúde e receber a dose anualmente”, explica Fiss. Por serem pacientes de risco, os asmáticos fazem parte do grupo prioritário nas campanhas nacionais de prevenção, incluindo a da gripe.

“Precisamos incentivar cada vez mais a vacinação de pacientes com asma e outras doenças crônicas. A vacina contra influenza é segura, apresenta alta taxa de proteção, diminui consideravelmente o número de infecções e, consequentemente, reduz a quantidade de crises dos asmáticos”, finaliza o pneumologista.

 

Sobre a Sanofi Genzyme

A inovação para a ciência é um dos pilares da Sanofi Genzyme, a unidade de negócios global de doenças de alta complexidade da Sanofi, focada em cinco áreas: doenças raras, esclerose múltipla, oncologia, imunologia e doenças raras do sangue.

Dedicada a transformar os novos conhecimentos científicos em soluções para os desafios de saúde, com tratamentos para doenças normalmente difíceis de diagnosticar e caracterizadas como necessidades médicas não atendidas, a Sanofi Genzyme foi a primeira a desenvolver terapia de reposição enzimática para doenças de armazenamento lisossômico (LSDs).

Fundada como Genzyme em Boston (Estados Unidos) em 1981, rapidamente cresceu para se tornar uma das principais empresas de biotecnologia do mundo. A Genzyme tornou-se parte da Sanofi em 2011.

 

Sobre a Sanofi

A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas.

Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo.

Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

Este material é dirigido exclusivamente à imprensa especializada como fonte de informação. Recomenda-se que o conteúdo não seja reproduzido integralmente. As informações veiculadas neste documento têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamen

 

Referências

[i] Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Ações Básicas. Estatísticas de saúde e mortalidade. Brasília: Ministério

da Saúde; 2005

[ii] Cançado JED, Penha M, Gupta S, Li VW, Julian GS, Moreira ES. Respira project: Humanistic and economic burden of asthma in

Brazil. J Asthma. 2019;56(3):244-251. https://doi.org/10.1080/02770903.2018.1445267

[iii] Price D, Fletcher M, Van Der Molen T. Asthma control and management in 8,000 European patients: the REcognise Asthma and LInk to Symptoms and Experience (REALISE) survey. NPJ primary care respiratory medicine. 2014 Jun 12;24:14009.

[iv] Skarbinski J, Jain S, Bramley A, Lee EJ, Huang J, Kirschke D, et al.Hospitalized patients with 2009 pandemic influenza A (H1N1) vírus infection in the United States--September-October 2009. Clin Infect Dis. 2011;52 Suppl 1:S50-S59. ttps://doi.org/10.1093/cid/ciq021

[v] Vasileiou E, Sheikh A, Butler C, El Ferkh K, von Wissmann B, McMenamin J, et al. Effectiveness of Influenza Vaccines in

Asthma: A Systematic Review and Meta-Analysis. Clin Infect Dis. 2017;65(8):1388-1395. https://doi.org/10.1093/cid/cix524

[vi] Cates CJ, Rowe BH. Vaccines for preventing influenza in people with asthma. Cochrane Database Syst Rev. 2013;(2):CD000364.

https://doi.org/10.1002/14651858.CD000364.pub4

Nenhum comentário:

Postar um comentário