MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de maio de 2021

Produção industrial baiana recuou 6,2% em março

 


No primeiro trimestre de 2021, a indústria registrou queda de 17,9%, em relação ao mesmo período anterior

Redação
BAHIA.BA 
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

 

Em março de 2021, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, recuou 6,2% frente ao mês imediatamente anterior, após recuar 2,6% em fevereiro. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou queda de 18,3%. No primeiro trimestre do ano, a indústria registrou queda de 17,9%, em relação ao mesmo período anterior.

O indicador, no acumulado dos últimos 12 meses, apresentou decréscimo de 11,2% frente ao mesmo período anterior. As informações, divulgadas nesta terça-feira (11), fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

No confronto de março de 2021 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou queda de 6,2%, com cinco das 12 atividades pesquisadas assinalando queda da produção. A principal contribuição positiva foi em Produtos químicos (15,4%), influenciada, principalmente, pela maior fabricação de princípios ativos para herbicidas, misturas de alquilbenzenos ou de alquilnaftalenos e adubos ou fertilizantes com nitrogênio, fósforo e potássio (NPK).

Outros setores que apresentaram resultados positivos foram: Couro, artigos para viagem e calçados (58,4%), Celulose, papel e produtos de papel (9,4%), Extrativa mineral (18,8%), Minerais não metálicos (23,1%), Borracha e material plástico (10,5%) e Bebidas (3,2%). O setor de Veículos (-96,4%) apresentou a principal contribuição negativa no período, explicada, especialmente, pela menor fabricação de automóveis com motor a gasolina, álcool ou bicombustível, painéis para instrumentos e bancos de metal para veículos automotores.

Outros resultados negativos no indicador foram observados nos segmentos de Derivados de petróleo (-34,0%), Metalurgia (-21,8%), Alimentos (-6,3%) e Equipamentos de informática e produtos eletrônicos (-36,6%).

No acumulado do primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana registrou queda de 17,9%. Positivamente, destacou-se o segmento Produtos químicos (11,3%), impulsionado, em grande parte, pela maior fabricação de princípios ativos para herbicidas, propeno não-saturado e adubos ou fertilizantes com nitrogênio, fósforo e potássio (NPK).

Vale citar ainda, o crescimento em Couro, artigos para viagem e calçados (16,4%), Celulose, papel e produtos de papel (5,8%), Borracha e material plástico (5,7%), Extrativa mineral (4,6%) e Produtos de minerais não-metálicos (3,1%). Seis dos 12 segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado, com destaque para Veículos que registrou queda de 96,0%, impulsionado, em grande parte, pela menor fabricação de automóveis com motor a gasolina, álcool ou bicombustível, painéis para instrumentos e bancos de metal para veículos automotores; e, em decorrência de encerramento das atividades de indústria do setor. Importante ressaltar, também, os resultados negativos assinalados por Derivados de petróleo (-24,3%), Alimentos (-4,7%), Metalurgia (-4,2%) e Bebidas (-1,5%).

No acumulado dos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período do ano anterior, a taxa da produção industrial baiana foi de -11,2%. Destacaram-se positivamente Produtos químicos (7,6%), Celulose, papel e produtos de papel (4,7%), Bebidas (2,9%) e Minerais não metálicos (0,5%).

Oito dos 12 segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado no período, com destaque para Veículos, que teve queda de 61,8%. Importante ressaltar também os resultados negativos assinalados por Metalurgia (-25,3%), Derivados de petróleo (-2,4%), Couro, artigos para viagem e calçados (-15,1%), Borracha e material plástico (-8,4%), Extrativas (-4,0%), Produtos alimentícios (-1,0%), e Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-23,3%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário