MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Estado do Paraná é campeão em reciclagem de latas de aço no país

 

Abeaço


Dicas simples ajudam a descartar de forma correta as embalagens

Durante os três primeiros meses de 2021 (janeiro a março), o Paraná reciclou 4.586 toneladas de embalagens de aço de tintas e alimentos, segundo levantamento da associação Prolata. A quantidade coloca o estado em primeiro lugar no ranking do Brasil. O país alcançou 7,592 toneladas de aço reciclado, considerando o mesmo período. Isso representa um crescimento de 13% em relação a 2020.

Termo de cooperação no Paraná

Criada em 2012 pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), a Prolata incentiva o descarte correto das latas de aço e a reciclagem. Em 2014, um termo de cooperação com a Secretaria do Meio Ambiente do Paraná foi assinado.  O documento prevê a ampliação da cadeia de reciclagem no estado, incluindo entrepostos, cooperativas e a regionalização do volume retirado de latas de aço pós consumo.

“A nossa expectativa é reciclar 50 mil toneladas de aço em todo o país até o fim desse ano. A operação está em constante expansão”, destaca Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora da Prolata.

Por que reciclar?

Quando coletada e destinada corretamente a uma usina siderúrgica ou fundição, a lata de aço pode ser reutilizada como matéria-prima para outros produtos infinitas vezes. A cada 75 embalagens de aço recicladas, salva-se uma árvore que, sem isso, estaria sendo transformada em carvão vegetal.

Há alimentos, bebidas, tintas e também produtos químicos que chegam ao consumidor nesse tipo de embalagem. Mas como ter certeza sobre qual é o material? Use um imã! Se “colar”, é aço!

Dicas para começar

- Use os conteúdos das latas ao máximo para evitar desperdícios. Retire os restos orgânicos ou de produtos. A lata deve estar vazia.

- Lave as embalagens alimentícias com fio de água para reduzir o mau cheiro e facilitar o trabalho nas cooperativas e centrais de triagem, ou limpe seu interior com papel toalha.

- As latas de tinta também são consideradas resíduos comuns e não precisam ser lavadas. Basta encaminhá-las com filme seco (sem resíduos líquidos).

- Descarte as latas de aço no cesto de recicláveis, com outros materiais de embalagem.

- Cuidado para não jogar no lixo de recicláveis máscaras de proteção para a Covid-19, luvas ou lenços higiênicos. Esses itens não são recicláveis e representam perigo para a saúde dos catadores.

- Você pode descartar as latas separadas na coleta seletiva, caso haja em seu bairro, ou por cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis. Há ainda pontos de entrega voluntária (PEVs), conhecidos como estações reciclagem, e sucateiros legalizados, entrepostos ou centros Prolata.

Sobre a Prolata

A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

Mais informações para a imprensa:
Press à Porter Gestão de Imagem
(11) 3813-1344 – ramal 33
Carolina Gentile – carolina@pressaporter.com.br
Cláudia Reis – claudia@pressaporter.com.br




Press à Porter

Eulália Vieira
Assistente de Comunicação
eulalia@pressaporter.com.br
(11) 3813-1344 Ramal 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário