MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de abril de 2021

Mulheres empreendedoras 50+

 

Fharos Contabilidade

*Por Dora Ramos

No mês de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, e não apenas nesse mês, mas em todos os outros, devemos enxergar a importância da participação das mulheres na sociedade em todos os seus aspectos, inclusive no ramo empresarial.

Nós mostramos nossa força e garra nas mais diversas áreas e adversidades, mas infelizmente ainda existe muita subestimação em relação a nós, ainda mais quando o ponto também é a nossa maturidade.

No entanto, nadando na maré contraria ao preconceito, o cenário mostra que estamos, todos os dias, tomando o próprio rumo de nossas carreiras e investindo no mundo do empreendedorismo, principalmente, as mulheres com mais de 50 anos, que assim como eu, estão à frente de suas empresas. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócio no Brasil e segundo dados da pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor realizada no Brasil pelo Sebrae, em 2017 o número de empreendedores entre 45 e 54 anos eram de 10,3 milhões e entre 55 e 64 anos eram de 6,1 milhões.

O empreendedorismo feminino 50+ vem se destacando por conta de diversos fatores como: realizar o objetivo de ser sua própria chefe; ter mais flexibilidade no trabalho; mudar de carreira e arriscar em uma nova jornada; seguir um sonho antigo ou por ter sido demitida em algum momento da vida e viu no empreendedorismo a oportunidade de fazer sua própria renda, e com a crise econômica, as mulheres vem buscando cada vez mais uma oportunidade de abrir o seu próprio negócio.

É fato, infelizmente, mas conforme a idade avança, a dificuldade de se arrumar um emprego formal aumenta e a oportunidade de conquistar cargos de liderança diminui. É o chamado ageísmo que significa, aversão, visão negativa e preconceito direcionado às pessoas mais velhas acreditando que apenas os mais jovens são capacitados.  Por conta disso, pessoas maduras têm enxergado o empreendedorismo como uma grande oportunidade de negócio para se manterem ativos e em cargos de liderança

Para as mulheres, empreender têm sido uma forma de libertação, mas com a pandemia, as responsabilidades do negócio e de casa se tornaram tarefas desafiadoras. Infelizmente, grande parcela das tarefas de casa ainda recai sobre a mulher, por isso, o empreendimento vem se tornando um desafio dobrado.

Entretanto, apesar disso, empreender depois dos 50 tem suas grandes vantagens:

  • Experiência: uma pessoa madura já vivenciou diversas situações em sua vida, seja pessoal ou profissional, dessa forma, todo seu conhecimento adquirido ao longo da vida é posto em prática em seu negócio, o que ajuda a lidar da melhor forma em determinadas situações.
  • Tomada de riscos: geralmente, pessoas maduras já possuem uma família com condições mais estruturadas, com filhos empregados e com uma situação financeira estável. Dessa forma, a tomada de riscos é maior, visto que a preocupação com a segurança financeira tende a ser menor.
  • Respeito: é perceptível que pessoas mais velhas tendem a ser mais respeitadas e ouvidas em assuntos de negócios, o que é um ponto positivo na hora de negociar.
  • Vontade de aprender: principalmente quando se é a primeira experiência em abrir seu próprio negócio, as pessoas maduras estão mais abertas a aprender, principalmente, com uso das tecnologias.

O mundo dos negócios tem oportunidade para todos, sem distinção de idades.

*Dora Ramos é consultora contábil com mais de 30 anos de experiência. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial.



Imagens relacionadas


Freepik
baixar em alta resolução



Grupo Image

Renata Monteiro
Assessora de Imprensa
renata.monteiro@gpimage.com.br
(11) 3392-3025 / (11) 96601-6744

Nenhum comentário:

Postar um comentário