Dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde.
Entre 1º de janeiro a 7 de março, MT registrou 2,1 mil casos de dengue.
Larva do mosquito da dengue (Foto: Tita Mara Teixeira/G1)
Cuiabá é única capital brasileira com risco de uma epidemia de dengue,
de acordo com dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti
(LIRAa) divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Ministério da Saúde. O
levantamento foi feito entre janeiro e fevereiro deste ano. No total,
340 municípios brasileiros estão em situação de risco de epidemia da
doença e 877 estão em alerta. Até o dia 7 de março, Mato Grosso havia
registrado 2.134 casos de dengue.O LIRAa mapeia os bairros em que estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, e os tipos de recipientes com água parada, criadouros comuns do vetor.
Em Mato Grosso, Cuiabá tem índice de 6,6, conforme o levantamento, e até fevereiro tinha registrado 122 casos. A coordenadora do Centro de Zoonoses da capital, Alessandra Carvalho, disse em entrevista ao G1 que o risco de surto sempre vai existir e que a cidade tem infestação do mosquito transmissor há anos. "Estamos intensificando todas as ações para evitar isso", declarou.
Entre as ações, estão a capacitação de profissionais da saúde, a limpeza de áreas que possam servir de criadouro do mosquito e a intensificação das visitas domiciliares. "É importante que seja feito o alerta nas residências para que a população possa fazer o combate dentro de casa", disse Alessandra.
O município de Mato Grosso com maior índice do LIRAa é o de Santa Carmem, a 493 km de Cuiabá, com 8,6. Já Santo Antônio do Leste e Itaúba, a 379 km e 599 km da capital, respectivamente, apresentaram índice 0.
No Brasil, 18 capitais esão na categoria de alerta: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).
Nenhum comentário:
Postar um comentário